Pão de mel fit: 5 dicas para tornar essa sobremesa mais saudável

Para fazer um pão de mel fit e mais saudável, opte pelo cacau em pó no lugar do chocolate tradicional
Para fazer um pão de mel fit e mais saudável, opte pelo cacau em pó no lugar do chocolate tradicional

Feito à base de mel, trigo, chocolate, manteiga, ovos, especiarias e um delicioso recheio de doce de leite, o pão de mel é um daqueles doces difíceis de resistir. Mas existem algumas maneiras de adaptar os ingredientes da receita e tornar essa sobremesa mais saudável, sabia? Quer descobrir como fazer um pão de mel fit? Nós separamos 5 dicas infalíveis para te ajudar nessa tarefa. Dá uma olhada!

1. Use e abuse das farinhas integrais para preparar um pão de mel muito mais nutritivo

Substituir a farinha branca por uma de suas versões integrais é a primeira dica para tornar o pão de mel mais saudável. Se elas forem feitas à base de cereais, sementes e frutas, então, perfeito! Assim você vai conseguir incrementar o bolinho por completo. Além de serem consideradas funcionais, as farinhas de amêndoas, linhaça, chia, quinua, coco, aveia e outras podem incluir uma boa quantidade de fibras na receita.

2. Para fazer a cobertura do pão de mel, troque os tabletes de chocolate pelo cacau em pó

A cobertura do pão de mel é um dos pontos cruciais do bolinho (e um dos mais calóricos também). Já pensou em substituir os tabletes de chocolate por algumas colheradas de cacau em pó e fazer uma calda muito mais cremosa e nutritiva? O passo a passo é tão simples quanto a versão original: basta misturar o pó de cacau com creme de leite e manteiga. Assim, você aproveita boa parte dos benefícios da fruta, e a gente garante que o sabor continua delicioso!

3. Adoce a receita de pão de mel com açúcar mascavo

Rico em sais minerais (principalmente ferro, zinco e magnésio), vitaminas (A, B, C, D e E) e outros nutrientes, o açúcar mascavo é a alternativa perfeita para adoçar o seu pão de mel. Para os que não sabem, o alimento é obtido da partir da cana-de-açúcar e tem muito mais benefícios do que todos os outros tipos de açúcares - sobretudo o refinado. Ou seja, vale a pena aderir!

4. Opte pela pasta de amendoim integral para rechear o bolinho

A pasta de amendoim integral, queridinha das receitas low carb, também é uma boa opção para deixar o seu pão de mel mais fit. Tudo o que você precisa é abrir mão do doce de leite e rechear o bolinho com a pastinha. Fonte de "gorduras boas", como o ômega 3, fibras e proteínas, o alimento tem benefícios de sobra para oferecer à sua receita.

5. Dê preferência aos ingredientes orgânicos

Optar pelo mel orgânico, por exemplo, é muito mais saudável do que preparar o pão de mel com a versão industrializada do ingrediente. Afinal, os alimentos orgânicos são 100% naturais e feitos a partir de um modelo de produção muito mais sustentável e responsável. Seguindo essas dicas, o seu pão de mel, além de continuar delicioso, vai ser muito mais saudável e nutritivo!

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