Pão de mandioquinha multigrãos

Fácil
40 minutos + 30 minutos de forno
18 unidades
Pão de mandioquinha multigrãos

Se ser vegano no passado era algo visto como incomum, hoje a prática vem ganhando cada vez mais adeptos. Afinal, com o aumento no acesso à internet, ficou bem mais fácil encontrar receitas que não tenham nenhum produto de origem animal e que ainda assim são muito saborosas. O pão de mandioquinha multigrãos é um bom exemplo, já que não contém leite, mas ainda ainda assim é delicioso e fácil de fazer.

Modo de preparo

- Descasque as mandioquinhas e cozinhe até ficarem macias;

- Escorra a água e amasse-as com a ajuda de um garfo até obter um purê;

- Em um recipiente grande, misture os dois polvilhos (azedo e doce), o azeite, o sal, a erva de sua preferência, a cúrcuma e a castanha do Pará;

- Acrescente a mandioquinha amassada e vá colocando a água aos poucos, até obter uma massa homogênea e macia. Pode ser que você não precise usar toda a água, ou então que tenha que usar um pouco mais;

- Vá sentindo a textura da massa, que deve ficar macia e levemente úmida;

- Faça bolinhas pequenas com a massa, do tamanho de um pão de queijo;

- Passe pela mistura de grãos e coloque em uma forma sem untar. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos;

- Sirva a seguir.

Mandioquinha possui uma combinação das vitaminas A, C e E

Não confunda mandioca com mandioquinha! Embora o nome seja realmente parecido, aqui estamos falando da famosa batata-baroa, ou cenoura amarela - tudo depende da forma que ela é conhecida na região que você vive. Mas seja lá qual for o nome que você prefira chamá-la, uma coisa é certa: seus benefícios são muitos.

Isso porque ela rica em vitaminas e minerais, como cálcio e magnésio. Em relação a esses dois últimos componentes, o primeiro é famoso por deixar ossos e dentes mais resistentes, enquanto o segundo ajuda na síntese proteica, protege contra doenças cardiovasculares e colabora para o transporte de energia para o corpo. Não podemos nos esquecer que a mandioquinha também possui vitaminas A, C e E, que, somadas, são antioxidantes - evitando o envelhecimento precoce e o surgimento de diversas doenças, o que inclui o câncer -, são boas para pele, cabelo e visão e ajudam na absorção de ferro.

Grãos de quinua trazem diversos benefícios para o corpo

Como o próprio nome indica, essa receita de pão de mandioquinha é multigrãos, o que significa, claro, que os grãos aparecem em seu preparo. E quem encabeça essa lista é a quinua, ou quinoa. Para você ter uma ideia, o alimento é tão rico em nutrientes que está incluído até no cardápio da NASA.

Para começar, reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e possui boas quantidades de fibras, que por sua vez contribuem para o processo de emagrecimento por darem saciedade. Além disso, é um alimento rico em proteínas, vitaminas do complexo B, aminoácidos essenciais, ômega 3 e 6. Sem falar que os minerais zinco, cálcio e ferro também estão presente, o que apenas prova que quinua pode ser considerada um superalimento.

Sementes de chia são antioxidantes

Muito usadas no preparo de vitaminas, as sementes de chia possuem efeito detox, o que significa que ajudam a desintoxicar o organismo ao eliminar substâncias inflamatórias e nocivas ao corpo. De qualquer maneira, de uma forma geral a chia, assim como a quinua, é rica em fibras e em ômega 3. Também colabora para o bom funcionamento do sistema cardiovascular e reduz os riscos de quem a consome de desenvolver pressão alta. Por fim, é considerada um ótimo antioxidante.

Grãos de linhaça dourada dão mais energia para o corpo

Em relação aos grãos de linhaça marrom, a dourada possui, além de ômega 3, as ômegas 6 e 9. Mas se engana quem pensa que esse é seu único benefício. Além de ser rica em fibras, como os outros grãos da receita de pão de mandioquinha multigrãos, também aumenta o metabolismo, dando mais energia e contribuindo para a perda de peso de maneira natural. Também é um ótimo anti-inflamatório e previne a diabetes. Por fim, a linhaça é conhecida por aliviar os sintomas da TPM e da menopausa.

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 139Kcal ou 584Kj 7
Carboidrato 19g 6
Proteína 0,8g 1
Gorduras totais 6g 11
Gorduras saturadas 0,9g 4
Sódio 65mg 3
Colesterol 0g 0
Fibra alimentar 1,5g 6
Vitamina A 4mcg 1
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 5mg 11
Cálcio 14mg 1
Ferro 0,3mg 2
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