Pão de aveia com iogurte

Fácil
20 minutos + tempo de forno
10 fatias (600 g no total)
Pão de aveia com iogurte

Que tal preparar uma receita de pão de aveia caseiro para fazer lanches mais nutritivos? Se você gosta de se aventurar na cozinha, uma boa dica é justamente experimentar receitas de pães, bolos, biscoitos e outras massas, usando preferencialmente ingredientes integrais, que não passam pelo processo de refinamento e rendem receitas mais saudáveis. Além de usar aveia integral no preparo, por exemplo, você pode incrementar o pão com sementes de chia, de linhaça ou gergelim, que deixam a massa ainda bem mais saudável e ainda agregam sabor. Confira o nosso passo a passo para fazer um pão com farinha de aveia bem saboroso.

Modo de preparo

No liquidificador, bata os ovos, o iogurte e o sal até formar uma mistura homogênea;

Transfira para um recipiente, misture a chia e deixe hidratar por 20 minutos;

Aos poucos, na massa, misture a farinha de aveia e o fermento;

Despeje em uma forma de 12 cm x 20 cm, untada com um pouco de azeite e espalhe as sementes por cima;

Asse no forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 25 minutos ou até dourar;

Retire do forno, deixe amornar e desenforme. Para consumir, deixe esfriar totalmente.

Ovo orgânico é fonte de proteínas, vitaminas A, D e minerais

Quando se trata de reduzir o consumo de carnes, vale muito a pena incluir ovos orgânicos na alimentação. Além de ser fonte de proteínas, esse alimento é rico em vitaminas A, D, minerais como cálcio, ferro, zinco e potássio. Ou seja, auxilia no ganho de massa muscular, fortalece a imunidade, faz bem para a saúde dos ossos, músculos e é uma opção bem nutritiva para todas as refeições.

Iogurte natural é rico em cálcio, proteínas, vitaminas A, do complexo B e D

Ótimo para preparar pães, bolos, molhos, smoothies e outras receitas saudáveis, o iogurte natural é outro ingrediente que vale a pena incluir no cardápio. Ele é fonte de proteínas, cálcio, fósforo, vitaminas A, do complexo B, D e antioxidantes. Por isso, faz muito bem para a saúde dos ossos, músculos, melhora o funcionamento dos sistemas digestivo e nervoso.

Semente de chia tem um alto teor de fibras solúveis, ômega 3 e antioxidantes

Você sabia que as sementes de chia são ótimas para o sistema digestivo? Elas são fontes de fibras solúveis e, quando consumidas, criam uma espécie de gel no estômago que garante mais saciedade e contribui para o fluxo gastrointestinal. Essas sementes também são ricas em ômega 3 (um tipo de ácido graxo essencial) e agentes antioxidantes que atuam como anti-inflamatórios naturais no organismo. A chia pode ser usada para incrementar pães, bolos, biscoitos e até receitas de saladas, smoothies e vitaminas.

Farinha de aveia integral é ótima para controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue

Em vez de usar farinha de trigo no preparo de massas, uma boa dica é apostar na farinha de aveia integral - uma opção mais rica em fibras alimentares, ômega 3 e minerais como magnésio, ferro, fósforo, zinco e agentes antioxidantes. Esse tipo de farinha é ótimo para controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue, sendo uma boa alternativa para a alimentação de diabéticos, por exemplo.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 135 kcal = 565 kj 7
Carboidrato 19g 6
Proteína 5g 7
Gorduras totais 4,6g 8
Gorduras saturadas 1g 5
Gorduras trans 0g **
Sódio 26mg 1
Colesterol 67mg 22
Fibra alimentar 3,7g 15
Vitamina A 0mcg 0
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 0,4mg 1
Cálcio 49mg 5
Ferro 1,2mg 9
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