Palmito: O alimento de junho! 6 benefícios dessa fonte de vitaminas e minerais

Perfeito para compor saladas, tortas e refogados, o palmito é o alimento destaque da safra do mês de junho. Conheça seus benefícios!
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Junho é um mês de uma safra deliciosa de alimentos importantes para a nossa saúde. E, dentre as principais opções dessa época, um ingrediente, muito presente na culinária brasileira, ganha destaque especial: o palmito, em seus variados tipos (açaí, pupunha e juçara), vive o seu melhor momento no ano, estando mais nutritivo e saboroso. Descubra um pouco mais sobre os benefícios do palmito para a nossa saúde!

Oriundo do interior da palmeira, o palmito é um vegetal com pouquíssima quantidade de calorias, sendo ideal para compor um plano alimentar saudável e trazer substâncias benéficas para o nosso organismo. Rico em fibras alimentares e vitaminas (A, C e do complexo B), ele ainda carrega consigo minerais poderosos como ferro, cálcio, fósforo, potássio e magnésio que ajudam no desenvolvimento e no fortalecimento do corpo. Segundo a nutricionista Daniella Chein, principalmente em junho, o palmito é um alimento excelente para o consumo diário:

"O palmito contém potássio que auxilia na pressão arterial, nos batimentos cardíacos, evita as cãibras, favorecendo também a perda de peso, sendo uma excelente opção para quem vai iniciar uma dieta de restrição calórica ou já faz uma", explica a profissional.

Benefícios do palmito: Descubra 6 razões para consumir esse alimento no dia a dia!

1 - Favorece o emagrecimento saudável: Além de sua diversidade de nutrientes que promovem bem-estar para o nosso corpo, o palmito possui poucas calorias (cerca de 30 Kcal em 100 g do alimento cru), sendo ideal para compor a dieta de quem deseja perder peso, sem abrir mão de alimentos saborosos.

2 - Fortalece o sistema imunológico: Fonte de vitamina C, o palmito se torna um alimento responsável por fortalecer o nosso sistema imune e deixá-lo livre de enfermidades, gripes e resfriados muito comuns nessa época mais fria do ano. Por ser um agente antioxidante, a substância também ajuda a combater o envelhecimento precoce das células.

3 - Proporciona um coração saudável: Com o potássio em sua composição, o palmito se torna um aliado perfeito da nossa saúde cardiovascular. O consumo regular do vegetal pode atuar no controle da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, além de promover a saúde do músculo, deixando-o livre de infarto, derrames e outras complicações.

4 - Melhora o trânsito intestinal: Rico em fibras alimentares, o palmito é ideal para tornar o intestino saudável, proporcionar saciedade e ainda prevenir a constipação e a prisão de ventre. As fibras dietéticas ainda ajudam a diminuir a sensação de desconforto causadas pelo inchaço e contribuem com a redução da retenção de líquido.

5 - Beneficia o sono: A hora de dormir é sempre muito importante, afinal, o descanso é crucial para realizarmos as atividades diárias e para quem sofre de insônia ou a qualidade do sono não tem sido das melhores, o palmito também pode ajudar. A vitamina B6 encontrada no vegetal, ajuda a diminuir a oscilação de humor e o desequilíbrio hormonal, garantindo um descanso maior junto a sensação de bem-estar.

6 - Auxilia no desenvolvimento dos músculos: Para os praticantes de de atividade física e que desejam garantir a saúde e o crescimento muscular, o palmito é uma boa fonte de zinco, substância essencial para nutrir os músculos e ajudar no desenvolvimento. Além disso, o zinco ajuda na síntese das proteínas que também são importantes para a qualidade muscular.

Restrições - Segundo a nutricionista, ainda que seja um alimento saudável, é importante atentar para algumas particularidades: "Ele contém porção significativa de sódio, o que pode contribuir com a retenção de líquido, por isso, se o seu organismo tende a essa retenção, evite-o ou combine-o com outros alimentos que induzam ao equilíbrio, dessa forma evitando alguns prejuízos ao seu metabolismo", finaliza a profissional.

Por que devemos escolher sempre os alimentos da safra?

Segundo a nutricionista Daniella Chein, todo e qualquer alimento que esteja no período da safra, está em vantagem pois foi colhido no tempo certo, apresenta preço final mais baixo pois a oferta está maior. "Além disso o sabor fica mais apurado e natural!", finaliza a profissional.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

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