Palmito combina com o que? Descubra 7 formas saudáveis para usar esse alimento!

Com sabor leve e delicado, o palmito é um alimento extremamente versátil para combinações e receitas saudáveis. Veja boas formas de usá-lo no dia a dia
Com sabor leve e delicado, o palmito é um alimento extremamente versátil para combinações e receitas saudáveis. Veja boas formas de usá-lo no dia a dia
Bianca Sermarini

Consultor:

Bianca Sermarini

Nutricionista mestre em Nutrição Humana pela UFRJ, atualmente trabalha com Nutrição Clínica e Ortomolecular

Nutritivo, leve, saboroso e saudável, o palmito é uma das opções mais versáteis para acompanhar a alimentação de quem deseja maneirar nas calorias no dia a dia. Perfeito para compor saladas e diversas outras preparações, o ingrediente possui harmonizações incríveis e deixa qualquer receita mais deliciosa! Confira as melhores combinações com palmito para sua saúde e conheça os benefícios do vegetal para o bem-estar do seu organismo!

Seja palmito de açaí, pupunha, real ou juçara, o alimento é fácilmente adaptado às receitas, por seu sabor sutil e delicado. Mas, quando se fala em nutrientes, o ingrediente é poderoso! Rico em vitamina C e minerais como ferro, cálcio e fósforo, o palmito ajuda no bom funcionamento do organismo, fortalece o sistema imunológico e ajuda no desenvolvimento dos nossos músculos e ossos. Segundo a nutricionista Bianca Sermarini, o vegetal também é fonte de fibras alimentares e potássio:

"A maioria das pessoas acreditam que o palmito engorda devido ao número de carboidratos no alimento. Isso é um erro, porque a quantidade de fibra alimentar também é alta e, com isso, o palmito fornece energia e promove uma sensação de saciedade grande, além de uma melhor absorção de todos os sais minerais presentes nele. O potássio, por exemplo, age diretamente na regulação da pressão sanguínea e, consequentemente, na saúde cardíaca. Já o zinco, auxilia nos processos de cicatrização e também na metabolização de proteínas", explica a nutricionista.

Como podemos usar o palmito na alimentação? Veja 7 sugestões!

Segundo Bianca Sermarini, além de compor saladas e sopas, o palmito pode ser incluído em outras preparações deliciosas. Confira!

1 - Risoto de palmito: O tradicional prato do almoço de domingo também pode ser preparado com o vegetal. Além de um sabor delicioso, você pode acrescentar um queijo de sua preferência para tornar o prato ainda mais saboroso.

2 - Panqueca de palmito: Você pode preparar uma panqueca integral ou de espinafre, que também vai acrescentar uma boa quantidade de nutrientes para o seu organismo. Prepare um recheio com palmito, cebolinha e salsa, por exemplo, e adicione à massa de panqueca.

3 - Espaguete de palmito pupunha: Para os seguidores de uma alimentação saudável, o macarrão de legumes e vegetais é sempre uma boa opção para compor as refeições. Corte-os em tiras fininhas e refogue-os em uma frigideira.

4 - Sopa creme de palmito: Para os dias mais frios do ano, nada como uma sopa para ajudar a aquecer, não é mesmo? Experimente a iguaria feita com o palmito. A refeição irá adicionar uma boa dose de fibras alimentares responsáveis por proporcionarem saciedade.

5 - Gratinado de abobrinha com palmito: Para aumentar o consumo de vegetais no seu dia, você pode fazer uma união deles, que tal? A combinação de abobrinha com palmito possui pouquíssimas calorias para quem deseja perder alguns quilinhos e ainda é um delicioso prato para os adeptos da alimentação vegana.

6 - Torta salgada de palmito: Se você gosta de praticidade e sabor em um só prato, a torta salgada de palmito supre todas as suas necessidades! De forma prática e rápida, a refeição acrescenta nutrientes ao seu dia, ajudando a tornar o seu organismo saudável e bem alimentado.

7 - Salada mix de palmito com tomate cereja: Para uma entrada ou até jantar, uma saladinha sempre cai bem! Refrescante e muito saudável, você ainda pode incluir as folhas verdes de sua preferência, como alface e rúcula, que trazer sabor e leveza ao prato.

Cuidados com o consumo do palmito: Fique atento às embalagens

A nutricionista destacou algumas dicas importantes para garantir a qualidade do alimento:

- Escolher uma espécie que seguramente não foi extraída ilegalmente da mata, como por exemplo, o palmito pupunha ou palmeira real;

- Não consumir palmito de origem duvidosa ou desconhecida. Optar por aquelas conservas que apresentem o número de registro na ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

- Evitar consumir palmito na rua e em restaurantes, uma vez que é difícil saber a procedência desse alimento;

- Buscar selos que atestem a qualidade do palmito e/ou marcas mais conhecidas e confiáveis.

- São necessários alguns cuidados ao comprar o palmito (e outros alimentos em conserva): verificar a validade do alimento e se a lata está amassada ou estufada. No caso de embalagens de vidro, verifique se a tampa está estufada.

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