Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Ovo pochê: aproveite os nutrientes do ovo com essa receita saudável
Guia Culinário 11/01/2022

Ovo pochê: aproveite os nutrientes do ovo com essa receita saudável

O ovo pochê é um clássico da culinária francesa. Ele é cozido fora da casca em água quente, resultando em uma gema mole bem levinha. Além de delicioso, o ovo pochê também é muito nutritivo. Seu modo de preparo consegue manter todos os nutrientes do ovo intactos, sem perder nada durante o cozimento. Por isso, os ovos pochê são considerados a maneira mais saudável de comer o ovo. Muitas pessoas acham que a receita de ovo pochê é complicada, já que obter o resultado perfeito da gema mole sem desmanchar parece ser uma tarefa difícil. Porém, o segredo para fazer um ovo pochê perfeito está na paciência, já que o passo a passo é mais simples do que você imagina. Aprenda aqui como fazer ovo pochê sem desmanchar e quais os benefícios do ovo presentes nessa receita saudável.

Quais os benefícios do ovo pochê? Saiba como os nutrientes do ovo impactam a saúde

A quantidade de nutrientes do ovo é enorme! Os benefícios do ovo impactam positivamente a saúde, já que ele conta com grande concentração de vitaminas A, B e E, além de minerais como cálcio, selênio e zinco. Esses nutrientes ajudam a prevenir diversas doenças, como as cardiovasculares, ósseas e diabetes. No caso dos ovos pochê, esses benefícios são ainda maiores. Seu cozimento cauteloso à base principalmente de água faz com que nada se perca no processo. Por isso, se você busca uma maneira de como fazer um ovo saudável, saiba que o ovo pochê é a melhor aposta. Uma dica extra para quem quer preparar ovo de outros tipos mas de maneira mais saudável é optar pelo Óleo de Coco Taeq em vez do óleo tradicional.

Para aproveitar os nutrientes do ovo, tenha atenção à temperatura do fogo

Se você quer uma refeição saudável e rápida, vale a pena preparar um ovo pochê. Como fazer essa receita é muito simples, então os únicos ingredientes que você vai precisar são os Ovos Orgânicos Taeq e água. Durante o preparo, é muito importante prestar atenção na temperatura da água. Para começar, escolha uma panela pequena e encha toda de água. Leve ao fogo médio até levantar fervura. Enquanto espera a água ferver, comece a preparar os ovos pochê.

Coloque os ovos pochê em trouxinhas para evitar que desmanche

O maior medo na hora de como fazer ovo pochê perfeito é desmanchar. Para evitar que isso aconteça, uma boa dica é colocar os ovos em trouxinhas de papel filme. Enquanto a água ferve, recorte um quadrado de filme de mais ou menos 30 cm x 30 cm. Coloque-o em um prato fundo e unte com um pouquinho de óleo. O próximo passo é quebrar o ovo dentro do filme e juntar as pontas do papel, formando uma trouxinha como ovo dentro. Para evitar que o ovo pochê desmanche, finalize com um nó. Se quiser fazer mais ovos pochê, basta repetir o processo com cada um.

Após colocar a trouxinha de ovo pochê na água, faça movimentos circulares

Como explicamos, na receita de ovo pochê é preciso cautela com a temperatura. Quando a água terminar de ferver, é hora de abaixar o fogo. O próximo passo é colocar a trouxinha dentro da panela. Você não deve soltá-la lá dentro, mas ficar segurando-a pelo nó e mexendo com delicadeza. Faça movimentos circulares, pois isso ajuda a deixar o ovo pochê com um formato bem definido. Fique movimentando o ovo pochê dentro da panela por cerca de 4 minutos.

Retire o papel filme do ovo pochê e deixe cozinhando por mais um minuto

Chegou a hora de tirar o ovo pochê do papel filme. Depois de passar esses 4 minutos cozinhando, você deve, com muito cuidado, retirar o papel filme. Deixe o ovo já descoberto solto na panela cozinhando por mais 1 minuto. Esse cuidado durante o cozimento ajuda a manter todos os nutrientes do ovo de galinha presentes na receita e é essencial para garantir aquele formato molinho, clássico de um ovo pochê.

Para terminar a receita de ovo pochê, retire da panela com a ajuda de uma escumadeira

Agora é o momento de finalmente retirar o ovo pochê da panela. Com uma escumadeira, remova cuidadosamente o ovo e coloque-o em um prato forrado com papel toalha – isso ajudará a remover o excesso de água. Seu ovo pochê está pronto para servir! Seguindo esse passo a passo com cuidado e atenção, o resultado será um ovo pochê com consistência delicada e uma gema mole bem levinha ao cortar. Você pode ainda incrementar seu prato, temperando com pimenta ou cebolinha. O ovo pochê é a melhor maneira de como fazer um ovo saudável a qualquer hora do dia, seja no café da manhã – servido com torradinhas, por exemplo – ou no almoço e no jantar – combinando muito bem com salada.