Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Ovo de Páscoa: como preparar uma versão mais saudável do doce
Guia Culinário 17/04/2019

Ovo de Páscoa: como preparar uma versão mais saudável do doce

A Páscoa é uma das épocas mais animadas e gostosas do ano, né? É o melhor momento para comer muitas trufas, bombons e, é claro, os famosos ovos de chocolate. Só que quem tem uma rotina de alimentação bem regrada e saudável, acaba ficando com medo de exagerar demais no açúcar e nos doces. A boa notícia é que existem formas de preparar ovos de Páscoa saudáveis e saborosos, com os ingredientes certos. A ideia é que você não se prive de comer nada na Páscoa, ok?! Quer aprender a fazer um ovo de chocolate mais saudável? Nós separamos uma dicas bem fáceis!

Prepare o ovo com um chocolate amargo

A principal dica para fazer ovos de Páscoa mais saudáveis é usar um chocolate amargo (70% cacau, por exemplo). O método de preparo não é nada complicado, pois você só precisa derreter o chocolate, colocá-lo em uma forma para ovo e, depois, deixar endurecendo na geladeira. Existem formas de silicone que moldam perfeitamente o chocolate e são fáceis de manusear. Mas além de preparar a casca do ovo com o chocolate amargo, você também pode recheá-lo com ingredientes saborosos e saudáveis, como cremes de frutas, cookies e brownies integrais, dentre outras opções.

O lado bom do chocolate amargo é que ele é fonte de antioxidantes (em especial, os flavonoides), vitaminas e minerais como magnésio e fósforo – por conta da maior concentração de cacau. Além disso, vale lembrar que chocolates amargos são fontes de triptofano, um aminoácido que auxilia na síntese da serotonina (o “hormônio da felicidade”). Por isso, é tão prazeroso comer chocolate.

Prepare recheios saudáveis para o ovo

Você já deve ter visto por aí pessoas vendendo versões gourmet de ovos recheados – com brigadeiros, brownies, confetes e outros ingredientes calóricos. Mas o lado bom é que existem opções de recheios mais saudáveis e igualmente saborosos. Uma boa dica é preparar um mousse de maracujá, limão ou até mesmo de chocolate (com cacau em pó) com ingredientes mais saudáveis – você pode usar creme de leite light, semente de chia e até mesmo castanhas. Fica uma delícia!

Outra dica interessante é buscar receitas de brownies feitas a base de cacau e outros ingredientes mais saudáveis – farinha de aveia, óleo de coco, ovos orgânicos e açúcar mascavo, por exemplo. Você pode rechear o ovo de Páscoa com pedacinhos do brownie e ainda um mousse de frutas light por cima. A melhor parte é que você se diverte preparando tudo isso, fora que sai bem mais barato. Uma ótima forma de curtir a Páscoa – sem abrir mão do ovo de chocolate, mas de uma maneira bem mais saudável.