Ovo cozido: conheça os benefícios e variações para comer todo dia

Conheça os benefícios do ovo cozido e diferentes formas de consumi-lo ao longo do dia
Conheça os benefícios do ovo cozido e diferentes formas de consumi-lo ao longo do dia
Carolina Baliere

Consultor:

Carolina Baliere

Formada em Nutrição pelo Instituto Metodista Bennett, é pós-graduada em Nutrição Clínica pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria

O ovo cozido está presente na rotina alimentar dos brasileiros, principalmente daqueles que treinam regularmente e estão em busca de massa muscular magra! Este é um preparo muito comum e saboroso que ajuda a saciar a fome e combina com diversas receitas, inclusive no pré treino. Por ser muito versátil, o alimento pode fazer parte do café da manhã, do lanche da tarde ou mesmo das refeições principais. Conversamos com a nutricionista Carolina Baliere para entender mais sobre os benefícios do ovo cozido e as melhores opções de preparo do ingrediente. Dá uma olhada!

Ovo cozido: benefícios para o organismo

Consumir ovos cozidos oferece ao organismo uma quantidade enorme de benefícios! Segundo Carolina, um dos principais pontos positivos é que o alimento não passa por fritura. Isto faz com que o ovo seja menos calórico e auxilie no aumento da massa muscular, a indicação perfeita para incluir nas refeições pré treino de atletas de rendimento.

"O ovo cozido é rico em colina, que é bom para a memória; e zinco, que afeta o sistema imune. É uma excelente fonte de proteína, ajuda a retardar o envelhecimento, é boa para o sistema imunológico e sustenta o corpo", explica a nutricionista.

Comer ovo cozido todo dia é permitido se alimento for de boa procedência

Diferentemente do que muitos pensam, o ovo cozido pode ser consumido por todos. Para quem sofre com diabetes, o alimento pode ser incluído no cardápio sem complicações, desde que de maneira equilibrada e balanceada com outros ingredientes. "Não há restrição de consumo, desde que o alimento seja de boa procedência. De preferência caipira", indica a profissional.

Evite cozinhar ovo no micro-ondas para prevenir intoxicação alimentar

Há diversas formas de preparar ovo cozido: na airfryer, no micro-ondas e no fogão, método clássico mais conhecido. Apesar de todas as formas serem utilizadas popularmente, Carolina sugere evitar cozinhar ovo no micro-ondas, porque o alimento pode ficar semi cru. Desta forma, bactérias salmonelas podem ser ingeridas e gerar intoxicação alimentar.

"Não sou a favor do uso contínuo do micro-ondas, principalmente se o preparo for realizado em potes de plástico, por conta do bisfenol, químico que é liberado quando o material vai em alta temperatura", alerta a especialista.

3 formas de consumir ovo cozido de maneira saudável

Há diversas formas de preparar o alimento para comer ao longo do dia. Um dos principais benefícios do ovo cozido pela manhã é que ele ajuda a saciar a fome por mais tempo e mantém a disposição do corpo até a hora do almoço! É fácil incluir os Ovos Orgânicos Taeq cozidos no café da manhã ou em qualquer outra refeição. Então, veja as opções que preparamos para você variar na dieta:

1) Ovo cozido no café da manhã com torradas e abacate

No café da manhã, aproveite o pão de forma integral para fazer torrada recheada com Requeijão Light com Fibras Taeq, abacate amassado e ovo cozido em rodelas. Supernutritivo e saboroso, é uma ótima forma de começar o dia com saúde!

2) Receita com ovo cozido fitness: ovos cozidos com espinafre refogado

Se você quer um prato verde para saborear com ovo cozido, aposte no Espinafre Orgânico Taeq fatiado e refogadinho com alho e cebola. Sirva em um prato e adicione os ovos por cima. Tempere com pimenta e azeite a gosto. Delícia para o lanche da tarde!

3) Salada de ovos cozidos com tomate

Para incrementar o almoço ou o jantar, prepare uma salada de ovos cozidos com o Tomate Pera Orgânico Taeq. Você pode acrescentar também a Alface Americana para ampliar os efeitos da receita. Tempere com azeite, sal e pimenta. Bom apetite!

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