Ovo: Aprenda a prepará-lo da maneira mais saudável!

Fonte de diversos nutrientes, mas com boa quantidade de colesterol, a forma de preparo dos ovos é quem mais influencia em nossa saúde. O ideal é que ele seja feito sem uso de gordura, como no preparo do ovo cozido com a casca ou pochê, quando é cozido na água sem a casca.
Fonte de diversos nutrientes, mas com boa quantidade de colesterol, a forma de preparo dos ovos é quem mais influencia em nossa saúde. O ideal é que ele seja feito sem uso de gordura, como no preparo do ovo cozido com a casca ou pochê, quando é cozido na água sem a casca.

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Afinal, ovos fazem bem ou mal ao nosso organismo? Essa é uma dúvida recorrente e, a cada dia, surgem novas pesquisas sobre o assunto. Atualmente, o consenso é que o alimento, fonte de diversos nutrientes, é sim benéfico para a saúde, mas isso depende, logicamente, da quantidade e da forma de preparo do nosso consumo.

O ovo é rico em colesterol, no entanto, o que deixamos de muitas vezes relevar é que esses níveis no sangue aumentam principalmente pelo consumo de gorduras saturadas que acompanham o preparo do ingrediente, como a da manteiga, por exemplo. Isso desmistifica que o ovo é "inimigo do coração" e, segundo um estudo feito na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, não existem evidências que associem o consumo do alimento ao risco de se desenvolver doenças cardiovasculares e derrames.

Além disso, foi provado também, que a lecitina encontrada no ovo ajuda a reduzir a absorção do colesterol nos intestinos. Um estudo feito pela Universidade de Alberta, no Canadá, indica que o alimento pode prevenir doenças dos coração e até o câncer. A gema do ovo, antigamente condenada à vilã, é rica em triptofano e tirosina, substâncias que atuam como antioxidantes.

A forma de preparo dos ovos é quem mais influencia em nossa alimentação. O ideal é que ele seja feito sem uso de gordura - seja azeite, óleo ou manteiga - como no preparo do ovo cozido com a casca ou pochê, quando é cozido na água sem a casca (geralmente envolto em um plástico para dar um determinado formato).

"A melhor forma de preparo é a cozida, pois a pessoa estará ingerindo uma proteína de boa qualidade sem aumentar o aporte calórico e lipídico do alimento, visto que não há a adição de óleo para cocção", explica o nutricionista Guilherme Rosa.


Técnicas de cozinha: Como deixar o ovo mais saudável?


Se for fritar o ovo, estalado ou mexido, o ideal é usar uma frigideira antiaderente e o mínimo de gordura, para não deixar o prato mais calórico e com gorduras "ruins". Prefira o azeite extravirgem e não deixe que o mesmo fique por muito tempo em contato com o calor, para que assim não perca suas propriedades benéficas e seu aroma.

O ovo mexido como é feito fora do Brasil, "scrumbled eggs", é o menos indicado em termos de saúde: ele leva gordura do óleo para fritar, do creme de leite fresco e de eventuais queijos. Tudo isso deixa o prato excessivamente calórico e contra-indicado para a dieta.

Outro cuidado quanto ao preparo do ovo é o do ponto de cozimento. Se o alimento não estiver devidamente cozido, pode causar uma doença grave: "Temos que ficar de olho no cozimento total do ovo, pois se ele estiver cru (ainda que parcialmente), pode haver a contaminação pela salmonella", alerta o especialista.

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