Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os tipos de pitaya e as suas diferenças
Guia Culinário 15/05/2020

Os tipos de pitaya e as suas diferenças

Você sabia que existe mais de um tipo de pitaya além daquele que normalmente é vendido mercado? A frutinha vermelha com espinhos verdes – carinhosamente conhecida como fruta do dragão – também pode ter a casca amarela (versão menos comum da pitaya) ou mesmo interior rosado. Continue lendo a matéria para saber quais são os tipos de pitaya e de que maneira eles se diferenciam!

Tipos de pitaya se diferenciam pela coloração da fruta

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o sabor adocicado e a textura característica da pitaya são semelhantes em todos os tipos da fruta. Na verdade, a diferença entre eles está na coloração da casca e da polpa!

A pitaya branca (Hylocereus undatus), por exemplo, é o tipo mais comum – e recorrente – da fruta no Brasil. Ela é cultivada principalmente no Nordeste e no Sul – nos estados Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina – e possui a casca rosada e o interior branco. Já a pitaya vermelha (Hylocereus polyrhizus) possui uma coloração só: ela é rosada por dentro e por fora. Por fim, a pitaya amarela (Hylocereus megalanthus), muito comum na Colômbia, é mais parecida com a pitaya branca (mesma coloração da polpa), mas possui a casca amarelada.

Pitayas branca e amarela são ricas em flavonoides

Além dos nutrientes comuns em todos os tipos da fruta – como vitamina C, ferro e fibras -, as pitayas branca e amarela possuem uma semelhança ainda maior. Por terem uma polpa branca rica em poderosos antioxidantes (como os flavonoides), elas conseguem proteger o organismo da ação de radicais livres e são muito indicadas para retardar o envelhecimento precoce da pele.

Pitaya vermelha é fonte de licopeno, pigmento que dá a coloração da fruta

A pitaya vermelha é o único tipo da fruta que conta com a presença de licopeno – uma substância poderosa, que concede a pigmentação avermelhada de alimentos como tomate, pimentão e caqui. O licopeno também combate a atuação de radicais livres (agindo como um antioxidante), ajudando a combater o envelhecimento precoce. No entanto, esse tipo da fruta também é associado à prevenção de doenças do coração, dos olhos (como a catarata) e das células (como o câncer).

Fruta combina com muitos tipos de receitas

Seja qual for o tipo de pitaya, todas as suas variações podem ser experimentadas em vários tipos de receitas com a fruta. Você pode preparar um delicioso smoothie de pitaya amarela, um mousse de pitaya vermelha, ou uma cheesecake de pitaya branca. O importante é se deliciar com o sabor adocicado desse alimento!