Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os sintomas da congestão alimentar e como evitá-la
Guia Culinário 24/04/2020

Os sintomas da congestão alimentar e como evitá-la

Sabe quando você pratica alguma atividade física logo depois da refeição e sente um mal-estar generalizado no corpo? Pois é, o nome disso é congestão alimentar! Ela acontece quando o nosso estômago ainda não terminou de fazer a digestão e mesmo assim nós decidimos praticar algum exercício ou nos esforçarmos além da conta. Mas pergunta é: o que fazer para evitar essa sensação? Continue lendo a matéria para entender!

O que acontece quando passamos por uma congestão alimentar?

Quando nós fazemos uma refeição mais complexa – como almoço e jantar – e logo depois tomamos um banho de água fria ou praticamos exercícios intensos (como nadar, correr e jogar futebol), as chances de desenvolver uma congestão alimentar aumentam. Mas por que o nosso corpo reage dessa forma?

O que acontece, na verdade, é que para realizar todo o processo digestivo corretamente, o nosso corpo demanda de uma certa quantidade de sangue – nós precisamos produzir o suco gástrico, iniciar a quebra de proteínas e finalizar todo o processo conciliando com outras funções do organismo. Com isso, a má digestão alimentar (a ponto de gerar uma congestão) depende de fatores como a temperatura ambiente, a complexidade das refeições que ingerimos e a intensidade dos exercícios que foram feitos.

Quanto a maior a quantidade de comida ingerida, maior a quantidade de sangue necessária para fazer a digestão. Da mesma forma, quanto maior o esforço físico, mais o nosso corpo precisa conciliar as outras funções do organismo, irrigando o sangue para os músculos e para outras áreas além do estômago. O raciocínio é o mesmo quando precisamos regular a temperatura do corpo ao entramos em contato com água gelada depois de ingerir uma refeição quente. Dessa forma, o alimento fica por um tempo maior no estômago, dificulta o processo digestivo e gera sintomas como digestão abdominal, ânsia de vômito, náusea, enjoo, suor frio e mal-estar generalizado.

Como evitar a congestão alimentar?

A principal dica para evitar a congestão alimentar é fazer um repouso de pelo menos 1 hora após a refeição. Deixe o seu organismo focar no processo digestivo e, em caso de indigestão, repouse por mais tempo. Caso você já tenha uma predisposição para a má digestão (sinta o estômago inchado, azia ou excesso de gases) o ideal é tomar isotônicos naturais, como a água de coco, sais de frutas e permitir que o seu intestino trabalhe por ainda mais tempo.

Outro ponto fundamental é ter uma alimentação saudável e equilibrada durante o dia a dia. Por isso, evite gorduras e guloseimas e invista em alimentos ricos em fibras como o arroz integral (que ajudam a flora intestinal), carnes magras (principalmente antes de praticar exercícios) como peixes e frangos e alimentos que são digeridos com mais facilidade, como saladas.

Obs.: Em casos mais graves, como mal-estar intenso, não deixe de procurar um atendimento médico, ok?