Os melhores exercícios para evitar problemas comuns na terceira idade

Para prevenir problemas comuns na terceira idade (como a osteoporose), uma boa dica é apostar nos exercícios resistidos, como pilates
Para prevenir problemas comuns na terceira idade (como a osteoporose), uma boa dica é apostar nos exercícios resistidos, como pilates
Marcelo Melo

Consultor:

Marcelo Melo

Formado em Educação Física (CREF/RJ 10265) pela Universidade Estácio de Sá, atualmente é proprietário de um estúdio de pilates

Para manter o corpo e a mente saudáveis em todas as fases da vida, não tem como abrir mão da prática de exercícios físicos, não é mesmo? Mas, dependendo do caso, é necessário tomar alguns cuidados - os idosos, por exemplo, devem receber um bom acompanhamento profissional e uma série apropriada de exercícios. Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com o personal trainer Marcelo Melo, que falou mais sobre os melhores exercícios para evitar problemas na terceira idade e manter o corpo fortalecido. Confira!

Por que é importante praticar exercício físico na terceira idade?

De acordo com o personal trainer, manter uma rotina de exercícios na terceira idade é essencial para combater possíveis dores e doenças comuns dessa fase."Na terceira idade, ocorrem algumas perdas com relação às estruturas músculo-esqueléticas e fisiológicas (quanto aos sistemas e órgãos do corpo). O idoso tem uma tendência forte a perder massa muscular - pois há desregulação do sistema endócrino - e a acumular gordura. Consequentemente, ocorre a perda da força, o que também impacta no deslocamento do idoso. Por isso, é muito importante que haja a prática de atividade física para trabalhar o sistema de força, equilíbrio, postura e mobilidade, sempre atendendo às peculiaridades de cada indivíduo", explica o profissional.

Para prevenir ou tratar osteoporose, o ideal é apostar nos exercícios resistidos, como musculação e pilates

Você sabia que tem um tipo de exercício físico indicado para prevenir e tratar a osteoporose e outros problemas relacionados aos ossos e músculos? O personal trainer dá uma ótima dica para deixar o corpo bem fortalecido durante a terceira idade.

"Para prevenir ou tratar a osteoporose, é muito importante ter sempre um acompanhamento médico e tomar os remédios devidamente indicados. O exercício físico também entra como um grande aliado para o controle da regressão da doença. Os exercícios resistidos (que propõem um treinamento contra a resistência), como pilates e musculação, são os ideais para gerar um maior torque na musculatura do idoso e garantir uma maior produção de minerais ósseos - assim, ocorre uma reposição natural graças ao treino. A caminhada, hoje em dia, não é considerada suficiente para tratar osteoporose, mas essa atividade pode (e deve) estar associada aos exercícios resistidos", recomenda Marcelo.

Como montar uma série de exercícios apropriada para o idoso?

Além de criar uma rotina de exercícios voltada para tratar um problema específico (como a osteoporose), o personal trainer destaca alguns pontos que devem ser sempre trabalhados entre o público idoso. "Eu vejo três valências físicas que o idoso costuma perder rápido: massa muscular, equilíbrio (associado à falta de força) e mobilidade. Por eu trabalhar com idoso e perceber essas três principais perdas, acredito que o ideal seja apostar em exercícios que amenizam a perda de coordenação motora, trabalham a força e o equilíbrio (como alongamentos e atividades com bolas)", afirma Marcelo.

Como prevenir problemas enquanto ainda é jovem?

Para evitar possíveis problemas de saúde na terceira idade, a dica mais importante é ter um estilo de vida saudável desde a juventude - mantendo uma alimentação natural, balanceada e, claro, uma rotina de exercícios físicos. Uma pessoa que se cuida desde cedo tende a se tornar um idoso saudável - mais resistente a problemas relacionados aos ossos e músculos, por exemplo. Por isso, a nossa sugestão é investir sempre em exercícios de musculação e atividades aeróbicas (como andar de bicicleta e caminhar) para, assim, manter a musculatura fortalecida e uma boa resistência respiratória. Faz toda a diferença!

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