Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os exercícios que quem sofre com dores na coluna deveria praticar
Movimente-se 04/01/2019

Os exercícios que quem sofre com dores na coluna deveria praticar

Engana-se quem pensa que quem sofre com problemas na coluna deve passar longe de atividades físicas: algumas delas podem até servir como aliadas para reduzir as dores! Mexendo com a musculatura certa, além de melhorarem a postura, esses exercícios funcionam como verdadeiros remédios e fazem toda a diferença no tratamento. Confira a lista com as melhores opções:

1. Pilates reduz dores e incômodos

O pilates pode ser um importante aliado para tratar quem tem problema na coluna. Isso porque, além da força, ele trabalha o desenvolvimento do corpo, a respiração, a postura e o alongamento total da área – o que traz alívio contra as dores e incômodos.

2. Yoga tem exercícios que aliviam a dor na coluna

Com a permissão do médico especializado, a yoga também pode aparecer como uma opção para tratar problemas na coluna. Isso porque, por trabalhar o alongamento, ela melhora a postura e ajuda a amenizar as dores que aparecem na região. Exercícios como “alongamento para todas as direções”, “postura do triângulo” e “postura da cobra” estão entre os mais indicados e garantem os melhores resultados.

3. Natação alivia a pressão da dor sobre a coluna

Você sabia que a natação também é indicada para quem tem dores na coluna? Especialmente para aqueles que não podem fazer atividades de alto impacto devido à gravidade do problema, já que a força fica toda concentrada nos braços. Além da respiração, seu benefício está em alongar os músculos e aliviar a pressão que a dor causa sobre a coluna.

4. Caminhada trabalha força e resistência

Outra atividade simples que muita gente nem imagina que faz bem para a coluna é a caminhada – que, para quem tem a vida corrida ou deseja economizar, tem a vantagem de poder ser feita em qualquer lugar e com nenhum custo. Desde que seja realizada com a postura correta, o ato de caminhar tem a vantagem de melhorar a região por trabalhar com a força e a resistência.

5. Musculação fortalece os músculos

Musculação? Sim, em casos mais graves, em que as articulações já foram afetadas, recorrer à essa atividade está entre as principais recomendações – claro, dependendo da avaliação de cada médico e da situação de cada paciente. O motivo é o seguinte: quando os músculos são fortalecidos, o mesmo acontece com a coluna. Também garante uma melhora na postura – o que traz alívio para as dores.

Veja mais