Os exercícios para memória e concentração perfeitos para melhorar seu bem-estar

Para melhorar a memória, a concentração e incentivar a imaginação, uma boa dica é criar o hábito de fazer desenhos e colorir
Para melhorar a memória, a concentração e incentivar a imaginação, uma boa dica é criar o hábito de fazer desenhos e colorir

Manter a mente ativa é tão importante quanto exercitar o corpo no dia a dia. Por isso, além de fazer musculação ou exercícios aeróbicos, também é necessário buscar atividades que trabalham o cérebro e garantem bem-estar (como ler, escutar música, praticar diferentes atividades e jogos). Para te ajudar, nós separamos alguns exercícios para memória e concentração que são simples de praticar e fazem total diferença a longo prazo. Confira!

1. Pratique jogos como sudoku e palavras cruzadas

Para trabalhar o cérebro e ter um bom momento de lazer todos os dias, a nossa dica é apostar em jogos que envolvem raciocínio e memória. O sudoku, por exemplo, é um tipo de quebra-cabeça cuja proposta é completar um grid (conjunto de colunas verticais e horizontais) com números de 1 a 9, mas sem repeti-los na mesma linha, coluna ou bloco. Além de ser bem desafiador, esse jogo é uma ótima alternativa para afastar o tédio e trabalhar o raciocínio.

Além de se dedicar ao sudoku, você também pode fazer jogos de palavras cruzadas, quebra-cabeças comuns, dominós e até brincadeiras de baralho (como paciência). Esses jogos, apesar de relativamente simples, ajudam a distrair a mente, tratar a ansiedade, o estresse e fazem muito bem para o cérebro a longo prazo.

2. Faça slackline e exercícios de equilíbrio

Você sabia que os exercícios físicos, de uma forma geral - como corrida, ciclismo, natação e até mesmo danças ou lutas marciais - fazem bem para o funcionamento do cérebro? Atividades que envolvem equilíbrio, como o slackline, em especial, são ótimas para desenvolver mais concentração e relaxamento mental. Vale destacar que os exercícios propiciam a liberação da endorfina (hormônio do prazer) e ajudam a manter a saúde corporal.

3. Tenha o hábito de ler diariamente

Se tem uma forma gostosa (e eficiente) de incentivar a imaginação, a memória e a concentração, com certeza é através da leitura! Os livros - além de ensinarem valores importantes - são fontes de conhecimentos gerais e fazem muito bem para o desenvolvimento das funções cognitivas.

Quando lemos, memorizamos os personagens, suas características, detalhes da história e também melhoramos a nossa capacidade de concentração - levando em conta que ficamos imersos e focados na trama. Por isso, a nossa dica é buscar, sempre que possível, ler diferentes tipos de conteúdos - gibis, livros de ficção, de história, jornais, revistas e o que mais você preferir.

4. Tente cumprir tarefas pequenas enquanto escuta música

Fazer tarefas simples no dia a dia (como lavar louça ou arrumar a casa) enquanto escuta música também é uma boa forma de melhorar o humor e a saúde mental. Algumas pessoas, inclusive, têm o hábito de ler ou estudar escutando música - mesmo que seja em volume mais baixo - o que é ótimo para incentivar a memória e também o aprendizado.

5. Crie o hábito de desenhar e colorir

Além de se dedicar à leitura no dia a dia, você também pode criar o hábito de fazer desenhos e colorir ilustrações para relaxar a mente e melhorar a concentração. O Inktober, para quem não conhece, é um evento que acontece em todo mês de outubro. Criado pelo ilustrador norte-americano Jake Parker, ele propõe uma espécie de maratona de desenhos. O objetivo é que todos façam pelo menos uma pintura ou ilustração por dia e, depois, postar a arte nas redes sociais com as hashtags do desafio. Participar desse tipo de evento e, quem sabe, levar o hábito para os outros meses do ano, é uma ótima dica para quem quer melhorar a concentração, a memória e cuidar da saúde mental. Seja durante o mês de outubro ou não, o importante é dar uma chance à arte de desenhar para melhorar o bem-estar de uma forma geral.

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