Os esportes pouco conhecidos no Brasil que são muito benéficos para a saúde

Hóquei sobre grama substitui o disco e os patins de sua versão no gelo por uma bola e tênis
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Verdade seja dita, quando se trata de se exercitar, praticar qualquer esporte ou atividade física é algo válido. Afinal, para levar uma vida realmente saudável não basta apenas ter uma alimentação equilibrada, é preciso ao menos caminhar um pouco, porque o nosso corpo precisa de uma quantidade mínima de exercício físico para funcionar bem. Às vezes a preguiça toma conta, e nada parece interessante o suficiente para nos fazer sair de casa para treinar. Mas será que você realmente se abriu para todas as possibilidades? Alguns esportes são pouco conhecidos no Brasil, mas ainda assim praticados em nosso país, e trazem diversos benefícios para a saúde. Conheça alguns deles:

Hóquei sobre grama

Você provavelmente sabe o que é hóquei, por mais que nunca o tenha jogado. Ainda assim, é bem provável que tenha pensado na sua versão no gelo, embora esse tipo de esporte seja pouco popular em países tropicais, como é o caso o nosso. A boa notícia é que é existe uma modalidade conhecida como hóquei sobre grama, que é jogada em um campo.

De origem persa, esse jogo foi criado oficialmente na Inglaterra durante o século XIX e passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos em 1908. Aqui o disco da versão no gelo vira uma bola, e os patins dão lugar aos tênis. O resumo de regras é bem simples: apenas o goleiro pode tocar na bola com as mãos ou pés, enquanto os outros jogadores só podem encostar nela com o taco. Além disso, só é permitido proteger a bola com o corpo enquanto ela estiver em movimento.

Os benefícios do hóquei sobre grama são muitos. Em primeiro lugar ele trabalha a força muscular, já que é preciso correr muito, o que significa que as pernas serão as maiores beneficiadas. Nesse processo, é necessário guiar um taco, o que acaba desenvolvendo a coordenação, a agilidade e o equilíbrio. A respiração também é trabalhada, já que esse é um esporte que envolve velocidade.

Se você visualizou todo esse processo já deve imaginar quanto peso uma pessoa perde, não é? São muitas calorias queimadas a cada minuto, o que significa que quem joga regularmente emagrece mais rápido, embora não necessariamente em uma velocidade maior que a de outros exercícios mais conhecidos. Por fim, por se tratar de um esporte com 11 jogadores de cada lado, ele ajuda a trabalhar a coletividade e o espírito de equipe. Isso sem falar que nas partidas são utilizadas formas de comunicação verbal e não verbal, algo que ajuda a aprimorar a interação social mesmo fora de campo.

Rugby

Embora ele lembre o futebol americano, que nos últimos anos viu sua popularidade aumentar no Brasil, as regras e forma de jogar rugby são bem distintas. Tanto é que ele surgiu na Inglaterra como uma derivação do futebol tradicional. Aliás, ele pode ser praticado tanto com 13 quanto com 7 atletas, sendo essa a modalidade utilizada nas Olimpíadas.

De uma forma geral ele segue uma ideia bem simples: é preciso levar a bola até o outro lado do campo adversário. Se a linha for cruzada e a bola tocar o chão o time marca ponto. Essa jogada, que é a que dá mais pontos, é chamada de try. Outras formas de marcar é chutá-la entre dois postes, seja no meio da partida ou após um time levar o try. A bola é oval, e por isso é mais fácil de ser carregada, mas não pense que é simples vencer! Sem a forte proteção que é característica do futebol americano, os jogadores se empurram e dão muitos "encontrões" para conseguir a bola.

Com tanta corrida, não é de se espantar que ele seja ótimo para os sistemas cardiovascular e respiratório - algo que também ocorre com o famoso futebol. Além disso, trabalha os músculos como um todo, já que aqui os braços também são muito utilizados. As habilidades motoras também são aprimoradas, já que é necessário desviar e saber proteger a bola enquanto corre em direção ao time adversário. Isso sem falar que, como todo esporte de grupo, aumenta a capacidade de socialização de quem o pratica. Por fim, é uma ótima maneira de aliviar o estresse e ter um sono mais tranquilo.

Badminton

Muito associado ao tênis, esse esporte é jogado com uma raquete e uma espécie de peteca, conhecida como volante. Inicialmente ele era praticado na Índia, mas acabou sendo levado para - adivinhe só - a Inglaterra, onde ganhou o nome badminton. Nesse caso é bem simples praticá-lo, já que com apenas duas pessoas é possível jogá-lo de forma informal, mas se o objetivo é realizar partidas mais sérias é preciso ter também rede e quadra com tamanhos específicos. Ainda assim, não há erro em relação às suas regras, já que a ideia é não deixar a peteca cair no chão ou bater na rede.

Uma grande vantagem do badminton é que, além de ajudar a tonificar o corpo e auxiliar na perda de peso, ele melhora habilidades que nada têm a ver com a força. Isso porque é preciso ter ótimos reflexos para ser o grande vencedor, algo que faz com que inteligência e produtividade sejam aprimoradas por quem optou por esse esporte. Além disso, é bem comum que pessoas que pratiquem badminton busquem técnicas de meditação, como o Mindfulness, para ter mais foco durante as partidas e criar estratégias para vencer.

Lacrosse

Talvez o menos conhecido da lista, já que não é nem um esporte olímpico. Dessa vez sua origem é um pouco diferente, já que inicialmente era praticado por povos indígenas que habitavam a América do Norte. A grande diferença é que ele fazia parte de um ritual religioso, e era praticado durante dias específicos. Hoje, ele é especialmente popular no Canadá e nos Estados Unidos, onde aparece em três modalidades: lacrosse de campo, box lacrosse (que não é a céu aberto) e lacrosse das mulheres (praticado apenas pelo público feminino).

As regras variam de acordo com a modalidade, mas o que mais chama a atenção nesse esporte é que ele é praticado com um bastão que possui uma rede na ponta. É lá que a bola fica localizada, sendo necessário atirá-la de um jogador para o outro até que alguém faça gol. Pois é, podemos dizer que é uma espécie de "futebol com com taco" com equipamentos de proteção no rosto. Já seus principais benefícios são os mesmos que o de outros esportes em grupo, pois além de aprimorar a comunicação ele auxilia na perda de peso enquanto aumenta o tônus muscular - que neste caso é tanto nas pernas quanto nos braços. Além disso, é excelente para os sistemas cardiovascular e respiratório e combate problemas como depressão e ansiedade ao liberar endorfina.

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