Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os diferentes tipos de café que você deve experimentar
Guia Culinário 03/01/2019

Os diferentes tipos de café que você deve experimentar

O café está entre as bebidas queridinhas dos brasileiros, seja no café da manhã, no lanche da tarde ou até entre uma refeição e outra. Por mais que existam polêmicas sobre o seu consumo, se não for consumido em excesso, ele traz muitos benefícios para o organismo – como aumento da energia, prevenção do câncer por ser rico em antioxidantes, alívio de dores de cabeça e até melhora na digestão.

Pensando nisso, para a alegria de quem ama a bebida, preparamos uma matéria especial com 7 diferentes tipos de café que você precisa conhecer para ontem para enriquecer o seu repertório. Vem conferir!

1. Média

Também conhecido como Café Cortado, esse tipo é um dos mais tradicionais nas cafeterias brasileiras. Sua receita é bem simples: ele é feito com café expresso, leite vaporizado e, para finalizar, uma camada de espuma. Fica uma delícia, e você, certamente, já viu esse pedido por aí…

2. Mocha

Gosta de chocolate? Então esse é o sabor perfeito para você! Isso porque a bebida leva uma calda do ingrediente na mistura com espuma de leite e expresso. O resultado é um café mais docinho, ideal para quem não gosta do sabor muito forte da cafeína.

3. Cappuccino

Também muito conhecido entre os amantes de café, o cappuccino nada mais é que uma mistura da bebida clássica com um pouco de leite e muita espuma. Em alguns casos, para quem deseja incrementar, tem até uma adição de canela, chantilly e outros ingredientes extras. Esse é, sem dúvidas, um clássico com um gostinho a mais!

4. Havaiano

Nesse tipo de café, não tem mistério: o segredo é adicionar um pouco de leite de coco na versão tradicional da bebida e pronto! O gosto vai ficar mais suave e, ao mesmo tempo, vai ganhar um toque extra no sabor. Vale experimentar!

5. Café de Olla

Agora, se a ideia é experimentar algo mais diferente, vale apostar nesse café mexicano conhecido como “café de Olla”. Além de já ter um sabor diferente por ser servido em um recipiente de argila, ele também ganha um gosto exótico por contar com canela e um doce feito a partir da cana-de-açúcar, o piloncillo (que nada mais é que uma espécie de rapadura).

6. Vietnamita

Esse tipo de café funciona como uma sobremesa – ou seja, é ideal para quem ama tomar um cafezinho após as refeições. Para seguir a receita, o segredo é adicionar à bebida um pouco de leite condensado, gema de ovo e pronto!

7. Expresso Romano

Quer realçar o sabor do café? Então a dica é apostar no chamado Expresso Romano. Nele, assim como é feito com algumas bebidas, basta adicionar uma rodela de limão na xícara que será servida para garantir um leve toque ácido no gostinho.