Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os cuidados que você tem que ter com o kefir para evitar que a sua colônia morra
Guia Culinário 21/12/2018

Os cuidados que você tem que ter com o kefir para evitar que a sua colônia morra

Você já ouviu falar no kefir? Surgido no leste europeu, ele é um conjunto de bactérias probióticas que são utilizadas para fazer uma bebida fermentada. Seu nome – derivado da palavra turca “keif”, que pode ser traduzida como “bem estar” – não é por acaso: ele tem propriedades para regular o intestino e fazer com que ele fique devidamente saudável. No entanto, como é preciso manter uma colônia com seus grãos para aproveitar todos os seus benefícios, fica a dúvida: o que fazer para mantê-la viva em qualquer circunstância, como no caso de viagens, por exemplo? A nutricionista Nicolle Venturi responde! Confira a matéria com 4 dicas:

1. Coloque o kefir na geladeira com mais leite ou água com açúcar caso vá fazer uma viagem curta

Segundo a nutricionista Nicolle Venturi, o kefir é bem resistente enquanto tem alimento. Por isso, uma dica importante para quem quer manter a colônia intacta enquanto vai fazer uma viagem de até uma semana é adicionar mais leite ou água com açúcar e colocar tudo na geladeira. “Se habitualmente são 250 ml para a quantidade de colônia, o ideal é colocar 400ml, por exemplo”, explica a profissional. Quando chegar de viagem, é preciso tirar da geladeira, colocar no armário e coar normalmente 24h depois”, explica a profissional.

Mas, em relação à quantidade ideal de alimento, ela deixa o alerta: “é importante sempre alimentar a colônia de acordo com o seu tamanho, para que tenha substrato suficiente para ela fermentar”.

2. É preciso ver se o kefir está no ponto para ser coado

Conforme explicou a nutricionista Nicolle, 24h depois de tirar o kefir da geladeira, ele já costuma estar pronto para ser coado. No entanto, para ter certeza de que a colônia está no ponto, ela dá a dica de fazer o truque de balançar e observar o vidrinho. “Às vezes é preciso um pouco mais de tempo. Mas, ao balançar o vidro, sabe-se que está no ponto e dá ou não para coar porque a consistência muda. Ou a cor, no caso da água”, ensina.

3. Congelar o kefir no freezer em viagens longas

Já no caso de viagens longas – ou seja, as que vão durar mais de uma semana -, a dica para manter a colônia viva é preparar para colocar tudo no freezer para que congelem. “Em viagens mais longas que essa, o ideal é congelar a colônia, direto em um pote que vá a freezer. Não precisa colocar leite/água com açúcar e nem lavar”, alerta.

4. Deixar os utensílios do kefir apenas para ele

Mais uma dica importante é reservar os utensílios do kefir apenas para ele para evitar contaminações que podem prejudicar a sua colônia. “O que for para o kefir, deve ser restrito apenas a ele. Assim, além de evitar possíveis contaminações, também pode evitar com que eles morram”, esclarece a nutricionista.

Dica bônus: descarte a colônia se perceber qualquer alteração nos grãos

Se mesmo tomando todos esses cuidados perceber alguma alteração nos grãos quando voltar de viagem, não tem jeito: o certo é descartar a colônia e iniciar outra! A nutricionista explica o porquê: “por mais que sejam resistentes, são microrganismos – e se não forem bem cuidados, podem causar danos à saúde”, finaliza.