Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os cuidados que devem ser tomados ao aderir à dieta vegana
Guia Culinário 24/05/2018

Os cuidados que devem ser tomados ao aderir à dieta vegana

O veganismo não se trata apenas de pessoas que decidiram não consumir mais produtos de origem animal, mas sim de indivíduos que possuem uma ideologia de preservação e contra os maus-tratos dos bichos. Nos últimos anos o movimento se tornou mais forte, conquistando adeptos no mundo todo. O problema é que acreditar que ser vegano necessariamente é ser saudável é um mito, e por isso é preciso tomar alguns cuidados ao aderir essa dieta. Saiba quais são eles:

Não consuma qualquer coisa que não tiver origem animal

Tudo bem que no início não é fácil lembrar todos os produtos que não são de origem animal, ainda mais porque alguns deles parecem inofensivos para veganos, quando na verdade devem ser evitados. É o caso, por exemplo, da gelatina, que é feita a partir da cartilagem, dos ossos ou mesmo da pele de alguns animais, como o boi.

Mas mesmo que em um primeiro momento seja preciso memorizar muita coisa não basta comprar tudo que possui selo vegano, também chamado de “V-label”. Afinal, não é porque a comida não possui produtos de origem animal que ela necessariamente é saudável. Inclusive, pode ser bem calórica e péssima para a saúde. Afinal, há muitos biscoitos que não foram feitos com produtos de origem animal, e nem por isso eles são necessariamente saudáveis.

Fique atento ao rótulo das embalagens

Para não acabar levando algum produto que não seja muito saudável ou que tenha um ingrediente de origem animal é muito importante ficar atento ao rótulo da embalagem. Busque produtos que tenham aderido à tendência do clean label, ou “rótulo limpo”, que preza uma descrição simples e utiliza mais ingredientes naturais. Isso também irá permitir que a alimentação seja rica em nutrientes e não apenas possua o selo “V-label” mesmo não sendo tão saudável assim.

Veja se a empresa não patrocina eventos ou marcas na qual animais estão envolvidos

Como o veganismo se trata de uma forma de pensar seria incoerente utilizar produtos que foram testados em animais, certo? Seguindo essa lógica, o mesmo é válido para empresas que fabricam produtos que você consome e que estão veiculadas direta ou indiretamente a algum evento ou marca na qual há bichos envolvidos. Inclusive, ela mesma pode estar ligada à prática. Afinal, vale lembrar que em muitos lugares animais são utilizados para tração, e mesmo que ele participe da produção de um alimento orgânico isso não significa que seja uma boa ideia optar por ele, já que vai na contramão da filosofia vegana.

Dê preferência aos orgânicos

Para ter certeza de que está comendo um alimento nutritivo é melhor optar pelos orgânicos. Isso porque eles não utilizam nenhum aditivo químico na produção do alimento, seja ele durante a produção (como agrotóxico) ou na fábrica (como conservantes). Por conta disso, são muito mais saudáveis e nutritivos, sendo ideais para qualquer dieta.

Consulte um nutricionista

Antes de simplesmente cortar todos os produtos de origem animal do cardápio consulte um nutricionista. Afinal, será preciso ter uma dieta muito balanceada para continuar ingerindo os nutrientes necessários para o seu bem-estar, e o profissional é a pessoa mais indicada para passar uma adequada. Pessoas que não gostam de frutas, verduras e legumes precisarão readequar o paladar, pois essas plantas são essenciais no dia a dia de qualquer vegano. Lembre-se sempre que temperos e condimentos continuam permitidos, e que por isso comer de forma saudável não significa ter uma alimentação sem sabor.