Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os cereais que você deveria incluir na sua dieta de forma variada
Guia Culinário 04/06/2019

Os cereais que você deveria incluir na sua dieta de forma variada

Todo mundo sabe que para comer de forma saudável é preciso apostar na combinação de diferentes grupos de alimentos. O problema é que, por normalmente não estarem presentes nas refeições principais, os cereais muitas vezes são deixados de lado. Então, para te ajudar a incluí-los no cardápio, nós listamos os principais, seus benefícios e como utilizá-los na dieta de forma variada. Confira!

Cereais são ricos em fibras

Antes de mais nada, é preciso destacar um benefício que está presente em todos os cereais: a alta concentração de fibras. Isso significa que eles ajudam a regular o intestino, evitando problemas de constipação. Além disso, a presença de fibras alimentares ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que especialmente benéfico para diabéticos.

Chia é fonte de ômega 3

Uma das maiores vantagens da chia é ser fonte de ômega 3 – o que é ótimo para vegetarianos e veganos, já que o nutriente costuma ser encontrado em peixes. Esse ácido graxo essencial é muito benéfico para a saúde do nosso sistema cardiovascular, já que previne coágulos de sangue e arritmias cardíacas. Também é um ótimo antioxidante, o que significa que combate o excesso de radicais livres no nosso corpo, evitando tanto o surgimento de doenças quanto o envelhecimento precoce. As sementes de chia podem tanto ser acrescentadas em iogurtes e vitaminas como usadas para temperar saladas ou no preparo de molhos para carnes.

Aveia é boa para o colesterol

Já a aveia ajuda a reduzir os níveis de colesterol (LDL) ruim enquanto aumenta os do bom (HDL). Com isso, impede o entupimento das artérias por evitar o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. Além disso, também é antioxidante, ajudando a proteger o corpo de agentes invasores. A aveia pode ser usada tanto na forma de farinha quanto de farelo ou flocos. Com isso, é extremamente versátil, podendo ser usada no lugar da farinha de trigo nas receitas ou mesmo no preparo de vitaminas.

Linhaça possui ação anti-inflamatória

Além de ser fonte de ômega 3, a linhaça também ajuda a dar mais energia para o corpo, o que acaba auxiliando na perda de peso. Outra vantagem é sua ação anti-inflamatória, que ajuda a reduzir dores no corpo. Por fim, também diminui os sintomas da TPM e da menopausa. A linhaça pode ser usada em iogurtes, saladas, vitaminas e no preparo de pães, biscoitos e até arroz.

Granola é feita a partir de uma mistura de ingredientes

A granola nada mais é do que a combinação de oleaginosas e cereais, e por isso ela é encontrada em diferentes sabores. A mistura mais comum conta com flocos de aveia, nozes, mel e arroz tufado. Rica em antioxidantes, a granola é também fonte de carboidratos, o que significa que fornece glicose mais rapidamente para o corpo. Ela também pode ser usada de forma variada nas refeições, podendo acompanhar frutas, iogurtes, vitaminas e até ser consumida com leite ou na gelatina.