Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os benefícios do leite fermentado e como fazer essa bebida em casa
Guia Culinário 01/07/2020

Os benefícios do leite fermentado e como fazer essa bebida em casa

Obtido através do processo de fermentação – no qual são usadas bactérias benéficas na produção -, o leite fermentado é uma bebida altamente nutritiva que ajuda na saúde da flora intestinal. E você sabia que dá para preparar receitas com o ingrediente em casa por conta própria? Aqui, nós listamos os principais benefícios do leite fermentado e como prepará-lo de forma simples. Confira!

Leite fermentado ajuda a equilibrar a flora intestinal e a combater prisão de ventre

Por ser fontes de lactobacilos vivos (bactérias do bem), o leite fermentado é ótimo para equilibrar a flora intestinal, fortalecer a imunidade e reduzir tanto as bactérias nocivas quanto as toxinas do organismo. O leite fermentado, para quem não sabe, é um dos principais probióticos que existem – ou seja, ajuda a prevenir e a combater possíveis doenças intestinais, assim como a azia e desconfortos na região abdominal, pois eliminam as bactérias maléficas ao sistema digestivo.

Probióticos podem auxiliar na perda de peso e na melhor absorção dos nutrientes

Você sabia que o leite fermentado (por funcionar como probiótico) também pode ser um grande aliado para quem precisa perder peso? Isso porque as bactérias do bem ajudam a reduzir processos inflamatórios (que podem levar ao ganho de peso) e, ao povoarem o intestino, ajudam a otimizar o processo de digestão, o que contribui para a perda de peso a longo prazo. Outro ponto interessante do leite fermentado é que ele contribui para a absorção dos nutrientes, ajuda a tratar constipação intestinal e reduz a produção de gases.

Bebida ajuda a aumentar a imunidade a longo prazo

Quando você mantém um consumo frequente de leite fermentado, o funcionamento do sistema digestivo como um todo melhora e, a longo prazo, o organismo fica muito mais fortalecido, sabia? Com a ajuda dos lactobacilos vivos – que também contribuem para o funcionamento do organismo como um todo – o sistema de defesa do corpo consegue lidar melhor com possíveis microrganismos nocivos.

Como fazer leite fermentado?

Que tal preparar o seu próprio leite fermentado caseiro com apenas dois ingredientes? A ideia é ter sempre uma garrafa dessa bebida na geladeira para beber um pouco todos os dias. Pode apostar que faz uma diferença grande para a saúde!

Ingredientes

– 1 litro de leite desnatado

– 2 frascos de leite fermentado

Para preparar, coloque o leite desnatado em um recipiente no fogo e deixe ferver. Depois, espere esfriar e, de preferência, use um termômetro para ir controlando a temperatura. Quando estiver aproximadamente 37°C, adicione os dois frascos de leite fermentado e misture com uma colher de pau. Cubra o recipiente com um pano, espere 24 horas e, depois, leve a bebida à geladeira. O ideal é que você beba uma quantidade pequena do leite fermentado diariamente – assim, você mantém o intestino regulado.