Os benefícios da serralha, planta medicinal rica em vitaminas

A serralha é um tipo de PANC (planta alimentícia não convencional) que se destaca por ser rica em fibras, ferro, cálcio, fósforo, potássio, vitaminas A, B2, B6, C, D e substâncias antioxidantes
A serralha é um tipo de PANC (planta alimentícia não convencional) que se destaca por ser rica em fibras, ferro, cálcio, fósforo, potássio, vitaminas A, B2, B6, C, D e substâncias antioxidantes

A serralha é um tipo de PANC (planta alimentícia não convencional) que pode trazer vários benefícios à saúde, pois tem alto teor de ferro, vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes essenciais. De sabor mais amargo, semelhante ao espinafre, essa plantinha é ótima para compor saladas verdes e também pode ser usada no preparo de sucos, chás e até mesmo cataplasmas. Quer aprender mais sobre os benefícios da serralha? É só continuar lendo!

Serralha ajuda a prevenir anemia

Por ter um alto teor de ferro, a serralha é ótima para prevenir ou tratar anemia. Ela ajuda a fortalecer os sistemas circulatório, imunológico, concede mais energia e pode ser usada de diferentes formas na cozinha. Ao mesmo tempo, caso o objetivo seja aumentar ainda mais os níveis de ferro do organismo, outra dica importante é passar a comer mais carne vermelha (em especial fígado e outros miúdos), assim como vegetais verde-escuros.

Planta tem ação antioxidante, anti-inflamatória e detox

Outro diferencial da serralha é que ela possui compostos medicinais importantes, como antioxidantes, substâncias detox e anti-inflamatórias. Por isso, ajuda a fortalecer a saúde do pulmão, de outros órgãos do corpo e faz bem para a pele quando incluída na dieta diária.

É fonte de vitaminas A, do complexo B, C e D

Além de ter substâncias medicinais, a serralha é rica em diferentes tipos de vitaminas (A, B2, B6, C e D), sendo muito indicada para fortalecer o sistema de defesa do corpo. As vitaminas A e C, por exemplo, ajudam a prevenir gripes e resfriados. Já a B2 (riboflavina), a B6 (piridoxina) e a D auxiliam, respectivamente, no funcionamento do processo metabólico, no transporte de ferro e na saúde dos ossos.

Serralha fornece fibras e minerais importantes como cálcio, fósforo, potássio, cobre e zinco

Você sabia que a serralha também é uma PANC rica em fibras e minerais? Por isso, inclusive, ela é considerada um alimento bem completo, que pode constituir receitas de refogados e saladas altamente nutritivas. As fibras alimentares, em especial, concedem mais saciedade, contribuem para o processo de digestão e mantêm a imunidade fortalecida.

O cálcio, o fósforo e o potássio, por sua vez, são minerais que auxiliam a saúde dos ossos e dos músculos. O cobre e o zinco melhoram o fluxo sanguíneo e diminuem os riscos de inflamação. Por conter uma grande quantidade de nutrientes importantes, a serralha ajuda a tratar problemas digestivos, a controlar o peso corporal e melhora a saúde da pele e dos cabelos a longo prazo.

Como fazer serralha no dia a dia?

Caso o objetivo seja fazer uma receita mais rápida com a serralha, a nossa dica é preparar um refogado simples com alho e temperos. Comece lavando e picando as folhas. Depois, coloque um pouco de azeite em uma frigideira, acrescente o alho amassado e, então, a serralha. Deixe refogar, adicione um pouco de sal, pimenta e, se quiser dar uma incrementada, ainda pode fritar alguns ovos junto. Você também pode preparar receitas de saladas com outras folhas refogadas, sopas de legumes e verduras ou sucos e smoothies detox (neste caso, é só bater a serralha com frutas e outras vegetais no liquidificador).

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