Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os benefícios da lagosta, crustáceo proteico com baixo teor de gorduras
Guia Culinário 10/04/2019

Os benefícios da lagosta, crustáceo proteico com baixo teor de gorduras

Conhecida por ser uma carne bem refinada e saborosa, a lagosta é um fruto do mar nutritivo e cheio de substâncias benéficas (vitaminas, minerais, ácidos graxos e por aí vai). Mas além disso, ela também pode render muitas receitas interessantes, sendo valorizada principalmente pela culinária mediterrânea. Quer conhecer melhor esse crustáceo e seus benefícios? É só continuar lendo!

Lagosta é rica em vitaminas do complexo B, importantes para saúde do sistema nervoso

Um dos grandes benefícios da lagosta é o fato de ela ser rica em vitaminas do complexo B – que são importantes, principalmente, para a saúde do sistema nervoso. Vale destacar que essas vitaminas também são fortes antioxidantes, e combatem o envelhecimento e a degradação das células.

A lagosta se destaca pela grande quantidade das vitaminas B3 (niacina), B6 (piridoxina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina). Todas elas são fundamentais para a saúde do cérebro e do coração, prevenindo problemas como a depressão, confusão mental e anemia. O ácido fólico, em especial, é uma substância essencial para as gestantes, pois auxilia no processo de formação do sistema nervoso do bebê.

Crustáceo é grande fonte de proteína, que favorece o ganho de massa magra

Muita gente não sabe, mas a lagosta também é uma das principais fontes de proteína que existem – sendo muito indicada para quem quer ganhar massa muscular. Esse fruto do mar é ótimo para a alimentação pós treino, pois é pouco calórico e riquíssimo em proteínas benéficas. Além disso, ele é fonte de sais minerais importantes para o organismo: potássio, magnésio, fósforo e zinco, que ajudam a manter a saúde da estrutura óssea, dos músculos, do sistema imunológico, nervoso e também auxiliam no controle da glicemia.

Uma boa dica é incluir esse alimento em pelo menos uma refeição da semana. Por ser uma fonte proteica de destaque, ele também é uma fonte importante de energia, fortalece os ossos, a musculatura, o corpo e o sistema imunológico.

Fonte de ômega 3, lagosta ajuda a diminuir o colesterol ruim

Assim como os peixes e grande parte dos frutos do mar, a lagosta também é fonte do ácido graxo ômega 3, que traz vários benefícios para o organismo. Ele ajuda, principalmente, a controlar o nível de colesterol no sangue – promove o aumento do HDL (colesterol “bom”) e a diminuição do LDL (“ruim”). Quando este último está em excesso, o colesterol pode ficar acumulado nas artérias, levando ao entupimento dos vasos e, possivelmente, a problemas cardíacos. Outro ponto positivo da lagosta é que ela também é fonte de vitamina E, que se destaca por ser um ótimo antioxidante – ou seja, faz bem para saúde da pele, dos cabelos e do corpo de forma geral.

Como preparar a lagosta?

A melhor parte é que você pode preparar a lagosta de diversas formas, como prato principal ou acompanhamento. Massas com esse fruto do mar, por exemplo, ficam deliciosas. Uma boa dica é preparar um bom prato de macarrão com a lagosta como acompanhamento. Além disso, você pode preparar esse crustáceo cozido, assado, grelhado, sempre com muitos temperos, hortaliças e molhos para valorizar o prato. O risoto de frutos do mar, com lagosta, camarão e siri, por exemplo, também é uma boa pedida.