Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os benefícios da graviola e como incluir essa fruta na sua alimentação diária
Guia Culinário 27/02/2019

Os benefícios da graviola e como incluir essa fruta na sua alimentação diária

Se você tem o costume de comer frutas – seja em forma de sucos, vitaminas ou in natura -, muito provavelmente já deve ter ouvido falar na graviola. Também conhecida como jaca-de-pobre e jaca-do-pará, essa frutinha de casca verde-escura e polpa esbranquiçada é uma das mais saborosas e saudáveis que você vai encontrar por aí. Além de ser pouco calórica (são 62 kcal para cada 100 g), ela é rica em vitaminas, cálcio, potássio, fibras e minerais importantes para a saúde. Para saber mais sobre os benefícios da graviola é só continuar lendo!

Graviola é rica em vitaminas do complexo B e C

As vitaminas do complexo B são importantes para a síntese de proteínas, além de fortalecerem os sistemas nervoso, digestivo e imunológico. Sem falar que são fundamentais para deixar o corpo mais alerta e bem disposto, aumentando a energia para encarar o dia a dia. Por isso, é muito indicado consumir suco de graviola no período da manhã – você pode fazer misturas com outras frutas, como o limão, maçã e até mesmo verduras. Fonte importante de vitamina C, a graviola também ajuda a prevenir gripes, resfriados e a fortalecer o corpo como todo.

Possui acetogeninas, antioxidantes que previnem o câncer

A graviola também é uma fonte importante de antioxidantes – em especial, as acetogeninas, substâncias que combatem o envelhecimento celular e também atuam contra células cancerígenas. Apesar de não ser algo 100% comprovado, alguns estudos apontam que o consumo da graviola pode auxiliar no tratamento do câncer, justamente por esse grande potencial antioxidante da fruta. Também é bom lembrar que esses agentes combatem os radicais livres, o que não só impede o desenvolvimento de doenças como também evitam o envelhecimento precoce.

Fruta atua como anti-inflamatório natural, evitando diversas doenças

Em casos de inflamações no organismo, a graviola também pode funcionar como uma espécie de anti-inflamatório natural. Isso porque a fruta possui substâncias que combatem gastrites, úlceras, amigdalites e outras diferentes inflamações pelo corpo. Se você adicionar abacaxi, ainda por cima, dá para criar um anti-inflamatório bem potente e mais saboroso.

Também é indicada para combater fungos e bactérias no organismo

Você sabia que ela também pode atuar como antifúngica e antibacteriana? Pois é, esse é mais um benefício que essa fruta pode trazer ao organismo. Isso porque a graviola possui um óleo com propriedades riquíssimas, de modo que também atua como uma espécie de vermífugo natural.

Graviola ajuda a regular a pressão arterial

A graviola é rica em potássio, mineral que é muito importante para manter a saúde do sistema cardiovascular. Isso porque ele ajuda a regular a pressão arterial, evitando problemas ligados ao sistema circulatório, como infartos. Além disso, o potássio evita cãibras, fortalece os ossos, ajuda no funcionamento do sistema nervoso e controla os níveis de água no corpo.

Fibras da graviola regulam o intestino e são indicadas para quem tem diabetes

Outra vantagem da graviola é que ela é rica em fibras solúveis, que ajudam a regular o intestino, evitando tanto a diarreia quanto a prisão de ventre. Além disso, esse nutriente ajuda a diminuir a velocidade da absorção da glicose, sendo, portanto, muito indicado para diabéticos por impedir os picos de açúcar no sangue. Outra vantagem das fibras é que elas dão saciedade, o que evita a compulsão alimentar.

Por ser fonte de cálcio, a graviola ajuda a prevenir a osteoporose

Por fim, a graviola é uma fonte importante de cálcio, ajudando a fortalecer os ossos, dentes e auxiliando na contração muscular e no processo de coagulação sanguínea. Por ser rica nesse mineral, a fruta é muito indicada para prevenir a osteoporose – uma boa dica é comer pelo menos uma fruta dessas por dia.

Como consumir graviola

In natura: Para aproveitar todos os nutrientes da graviola, a melhor dica é consumi-la in natura, ou seja, da forma mais natural possível. Basta cortá-la em pedacinhos e ir comendo, fica ótimo no café da manhã!

Sucos e smoothies: Essa é uma das formas mais leves e gostosas de consumir a graviola – fazendo sucos e smoothies com outras frutas, verduras e hortaliças. Uma boa combinação é a da graviola com limão, que fica um sabor mais cítrico e refrescante.

Chá quente ou gelado: O chá de graviola é feito a partir das folhas da annona muricata, a árvore que produz a graviola. Para preparar, é bem simples: você só precisa ferver as folhas na água e, depois, coar o líquido na hora de beber. Assim como a fruta em si, o chá é supernutritivo (rico em vitaminas, antioxidantes e minerais importantes), ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

Saladas de frutas: Você pode preparar saladas de frutas bem variadas, com pedaços de graviola, banana, maçã, manga, mamão, laranja, morango e por aí vai. Apenas lembre-se de comer as frutas quando elas estiverem bem frescas (logo depois de preparar a salada), pois com o tempo elas vão perdendo os nutrientes e as propriedades.

Bolos, tortas e doces: Outra dica interessante é preparar doces diferenciados a partir dessa fruta, como tortas, bolos e mousses, que ficam deliciosos. A torta de graviola com chocolate, por exemplo, é uma boa dica de sobremesa para receber visitas em casa.

Publicada em: 27/2/2019

Editada em: 14/01/2020