Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os benefícios cherovia, raiz versátil que deixa as refeições mais nutritivas
Guia Culinário 21/06/2019

Os benefícios cherovia, raiz versátil que deixa as refeições mais nutritivas

Você já ouviu falar na cherovia (ou pastinaca)? Parecida com a cenoura, ela também é pertencente à família das raízes e traz vários benefícios para a saúde. Além disso, esse tipo de vegetal pode ser facilmente usado em diversas receitas – sopas, saladas, risotos, gratinado com outros alimentos e por aí vai. Para que você conheça melhor esse vegetal, nós listamos os principais benefícios que ele oferece à saúde. Confira!

Cherovia é uma importante fonte de fibras, contribuindo para a digestão

Uma das principais vantagens da cherovia é que ela tem alto teor de fibras – que por sua vez contribuem para a digestão e prolongam a sensação de saciedade. O consumo dessas substâncias é fundamental para a saúde, pois elas ajudam a reduzir o nível de glicose no sangue, além de prevenirem a obesidade e doenças cardiovasculares. Uma boa dica é fazer uma sopinha a base desse alimento para consumir mais fibras no dia a dia.

Vegetal é rico em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), A e C

Outro ponto positivo da pastinaca é que ela é fonte de vitaminas fundamentais, tais como as do complexo B, que de uma forma geral auxiliam muito na saúde do sistema nervo. A tiamina (B1), por exemplo, previne doenças cardiovasculares, faz bem para a musculatura e também contribui para o funcionamento dos nervos. Já a riboflavina (B2) é essencial para o processo metabólico, gerando energia para o corpo, enquanto a niacina (B3) reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e contribui para a saúde do coração.

Mas além de ser fonte de vitaminas do complexo B, a cherovia também é rica em vitamina C – um importante antioxidante que fortalece o sistema imunológico – e vitamina A – conhecida por auxiliar na saúde dos olhos, pois protege a retina e combate problemas relacionados à degeneração da mácula. Por isso, a pastinaca é um alimento muito indicado para manter o organismo sempre fortalecido e bem saudável.

Fonte de potássio e outros minerais, pastinaca é importante para a saúde do coração e dos músculos

Muita gente não sabe, mas a pastinaca também é uma grande fonte de potássio – mineral que auxilia na contração muscular (sendo indicado para quem pratica muito esporte) e, assim, também auxilia na manutenção do ritmo cardíaco. Além disso, o potássio também atua como isotônico, regulando a entrada e saída de água no corpo. Interessante, né?

Vale destacar que a cherovia também é rica em outros minerais importantes, tais como fósforo e ferro, que contribuem, respectivamente, para o fortalecimento dos ossos e dentes e para transporte de oxigênio pelo corpo.

Consuma a cherovia com outras raízes nutritivas

São muitas as possibilidades de receitas que você pode preparar com a cherovia (até mesmo bolos, sabia?). Uma boa dica é cozinhá-la a vapor junto com outras raízes e vegetais para comer na salada. Assim, você mantém todas as propriedades benéficas do alimento e prepara um prato bem nutritivo com outras raízes (cenoura, batata e inhame, por exemplo) que fazem bem à saúde. Você também pode fazer uma sopa de pastinaca com vários temperos (como salsinha, cebolinha e pimenta). Que tal?