Os alimentos ricos em melatonina que vão melhorar a qualidade do seu sono

A casca da uva é fonte direta melatonina, enquanto a banana estimula sua secreção
A casca da uva é fonte direta melatonina, enquanto a banana estimula sua secreção

Você já ouviu falar na melatonina? Produzida pela glândula pineal, ela também é conhecida como "hormônio do sono", pois é a responsável por relaxar a mente e induzir o corpo a dormir. Mas o que muita gente não sabe é que existem alguns alimentos que podem ajudar nesse processo - pois estimulam a hipófise a produzi-la. Quer conhecer os principais deles? Nós listamos 6 alimentos que ajudam na produção de melatonina.

Casca da uva é fonte de melatonina

Pesquisas recentes mostraram que a casca da uva possui o hormônio melatonina, sendo indicada para quem sofre com insônia ou problemas relacionados ao sono. De acordo com uma matéria publicada no jornal "Extra", cientistas italianos fizeram essa descoberta analisando as uvas usadas na produção dos vinhos tintos mais populares. Vale destacar que essa fruta também é fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes - em especial, o resveratrol, importante para o bem-estar cerebral.

Banana estimula a produção de melatonina

Além de ser fonte de potássio e vitaminas importantes, a banana também auxilia na produção de melatonina. Isso porque ela possui triptofano, aminoácido responsável pela síntese de serotonina (o "hormônio da felicidade"). Além de deixar a mente mais relaxada, essa substância também favorece e estimula a secreção da melatonina, ajudando o corpo a ter uma noite de sono mais saudável e relaxada.

Aspargos são fontes de vitamina C e ácido fólico, que auxiliam na absorção de triptofano

Muito usados na culinária europeia, os aspargos são especiarias mais exóticas (não tão exploradas no Brasil), mas que rendem ótimas receitas. O que muita gente não sabe é que eles são fontes de nutrientes importantes, tal como a vitamina C e o ácido fólico (vitamina B9), que são fundamentais para absorção do triptofano no corpo. Por isso, também estimulam a produção de melatonina.

Abacaxi é uma fruta cítrica importante para a secreção de serotonina e melatonina

Você sabia que o abacaxi também auxilia muito na absorção de melatonina? Ele é uma fruta cítrica rica em vitamina C e antioxidantes - por isso, acaba sendo fundamental para a secreção dos hormônios serotonina e melatonina. Os dois são fundamentais para o relaxamento e bem-estar do corpo, ajudando no tratamento de problemas como ansiedade, estresse e insônia.

Grão-de-bico estimula a produção de hormônios

Para quem quer estimular a produção de hormônios, outra dica interessante é passar a consumir grão-de-bico no dia a dia. Essa leguminosa é fonte de vitamina B6 e B9, fundamentais para a produção de hormônios neurotransmissores (como a melatonina e serotonina). Além disso, ela é rica em triptofano e, por isso, causa uma maior sensação de relaxamento e prazer.

Aveia e cereais integrais ajudam na secreção de melatonina e serotonina

Buscar uma alimentação com cereais também é uma boa dica para estimular a produção de hormônios. A aveia, em especial, é rica em fibras (importantes para os sistemas digestivo e nervoso) e tem alto teor de triptofano - que, como já foi citado, é essencial para a secreção da serotonina e também da melatonina. Uma boa dica é tentar usar esse cereal no preparo de vitaminas, sucos, iogurtes e até bolos e massas de pães.

Obs.: Para quem está sofrendo com falta de sono, outra dica interessante é preparar um chazinho calmante na parte da noite. Existem plantas e ervas perfeitas para isso, como a camomila e a passiflora (planta do maracujá). Fica a dica!

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