Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os alimentos que ‘roubam’ o cálcio dos ossos e como consumi-los com inteligência
Guia Culinário 25/06/2019

Os alimentos que ‘roubam’ o cálcio dos ossos e como consumi-los com inteligência

Você sabia que alguns alimentos dificultam a absorção do cálcio pelo nosso organismo? Muitos, inclusive, são conhecidos por “roubarem” o mineral dos ossos, como é o caso do sal, dos refrigerantes e chocolates com baixo teor de cacau. Para aprofundar mais esse assunto, nós conversamos com a nutricionista Luciana Novaes, que contou mais sobre os alimentos que atrapalham a absorção do cálcio. Confira e aprenda!

Alimentos como batata-doce, chocolate, café e amendoins dificultam a absorção do cálcio

De acordo com a nutricionista Luciana Novaes, a lista de alimentos que atrapalham a absorção do cálcio conta com itens de diferentes grupos alimentares: “Alguns alimentos impedem que o nosso organismo consiga absorver o cálcio. São eles: espinafre, quiabo, beterraba, batata-doce, cacau em pó, chocolate, café, soja, feijão, nozes, amendoim, castanhas, sementes e cereais”, conta a profissional.

Vale destacar que esses alimentos “roubam” o cálcio do organismo por conta de substâncias que dificultam a absorção do mineral. Segundo Luciana, existem duas substâncias principais que contribuem para isso: “Esses alimentos são ricos em ácido oxálico e ácido fítico, substâncias que impedem que o cálcio seja absorvido de forma mais eficiente. Isso é o que chamamos de fator anti-nutricional. Excesso de fibras, como bagaço e cereais integrais, também atrapalham essa absorção e utilização do cálcio”, complementa a nutricionista.

A profissional também explica que esses alimentos “roubam” o cálcio porque estimulam a transferência do mineral dos ossos para o sangue. “O cálcio regula várias funções do nosso organismo, entre elas a pressão arterial. Por isso, se o corpo apresentar deficiência do mineral na corrente sanguínea, como forma de compensar, irá retirar o cálcio dos ossos para repor no sangue e manter o equilíbrio das funções”, explica Luciana.

É necessário cortar esses alimentos da rotina de alimentação?

A resposta para essa pergunta é não! Apesar de serem fontes de substâncias que atrapalham a absorção do cálcio, alimentos como beterraba e batata-doce, por exemplo, são fontes de antioxidantes, vitaminas e outros nutrientes importantes. Por isso, é importante que você os mantenha na dieta. De acordo com a nutricionista, o importante é montar uma rotina de alimentação de forma inteligente.

“Na realidade, o que temos que fazer é escolher o momento certo para consumi-los. Os alimentos mais ricos em cálcio não devem estar presentes na mesma refeição que os alimentos que atrapalham essa absorção”, explica Luciana.

Para manter um bom nível de cálcio no corpo (tanto no sangue quanto nos ossos), a nutricionista explica que o mais importante é consumir os principais alimentos fontes do mineral (como leites e derivados):

“As melhores fontes são o leite e seus derivados, que costumam representar 2/3 do nosso consumo de cálcio, e os vegetais verde-escuros. No público vegetariano o consumo costuma ser complementado com alimentos fortificados com esse mineral. Então, a melhor forma de manter os níveis adequados de cálcio é aumentar a ingestão desses alimentos nos horários de lanches, onde podem ser utilizados leite, queijos e iogurtes, bebidas vegetais enriquecidas e evitar o uso do chocolate, café ou achocolatado nesses momentos, por exemplo”, finaliza Luciana.