Os alimentos que causam mau humor e que você deveria evitar

Frituras e alimentos muito gordurosos aumentam o colesterol ruim, trazem mal-estar ao corpo e também podem diminuir os níveis de triptofano (aminoácido importante para a síntese do 'hormônio da felicidade')
Frituras e alimentos muito gordurosos aumentam o colesterol ruim, trazem mal-estar ao corpo e também podem diminuir os níveis de triptofano (aminoácido importante para a síntese do 'hormônio da felicidade')

Muita gente já conhece os alimentos que são prazerosos de comer - geralmente, aqueles ricos em triptofano, um aminoácido que estimula a produção da serotonina (o "hormônio da felicidade"). No entanto, existem outros que têm efeito contrário - podendo ocasionar desconforto e mau humor, principalmente quando consumidos em exagero. Quer conhecê-los? Nós listamos os principais deles!

Alimentos processados em excesso podem causar mau humor

Buscar uma alimentação mais natural - com itens orgânicos, de preferência - talvez seja a melhor solução para garantir bem-estar e fugir do mau humor. Alimentos processados, em contrapartida, contêm muitos conservantes e podem causar intoxicações no corpo. Além disso, podem aumentar os níveis de açúcar no sangue e, assim, levar à fadiga e à irritabilidade. Por isso, o ideal é que você evite comer biscoitos, enlatados e outros alimentos industrializados (sorvetes de pote, congelados e por aí vai).

Frituras e alimentos muito gordurosos podem reduzir os níveis de triptofano

Alimentos muito gordurosos, principalmente frituras, também podem causar mau humor, sabia? Eles são ricos em gordura saturada, que pode aumentar o colesterol "ruim" (LDL) e, assim, levar ao entupimento das artérias, ocasionando problemas mais sérios, incluindo mal estar e até mesmo a depressão. Além disso, as frituras (como batata frita, carne a milanesa, salgadinhos de festa) podem reduzir o nível de triptofano no organismo - que, como já citamos, é essencial para a síntese do "hormônio da felicidade".

Lembre-se de que tudo que comemos reflete em tudo - não apenas na nossa pele ou organismo -, mas também no lado psicológico e emocional. Por isso, o ideal é consumir frutas, vegetais, sementes e alimentos mais naturais, que estimulam a produção de hormônios como a dopamina e a serotonina (ligados ao controle da ansiedade, irritabilidade e tristeza).

Chocolates brancos ou com pouco cacau (muito doces) trazem uma falsa sensação de bem-estar

Muita gente não sabe, mas o chocolate branco e o preto com baixo teor de cacau também não são recomendáveis. Apesar de darem aquela sensação temporária de prazer, são muito calóricos, ricos em açúcar e gordura, gerando mal estar ao corpo.

O mais indicado é consumir chocolates mais amargos, que contêm uma maior quantidade de cacau. Eles têm nutrientes que realmente melhoram o humor e são ricos em antioxidantes - fortalecem o sistema imunológico e também contribuem para o funcionamento da dopamina, um neurotransmissor que regula o humor e garante bem-estar.

Resumindo: fuja dos doces, açúcares e aposte mais em alimentos naturais (incluindo o cacau e o chocolate mais amargo). Não tem erro!

Café em excesso pode tirar o sono e gerar mau humor

Tem gente que não vive sem um bom café, né? Só que exagerar na cafeína também pode ser um problema para quem quer fugir do mau humor. Além de estimular a produção de adrenalina (deixando o corpo mais agitado), a cafeína também pode ocasionar problemas como insônia, ansiedade, irritabilidade, além dos gastrointestinais. Mas o importante é apenas tomar cuidado com os exageros! Uma pequena dose diária de cafeína não faz mal e muitas pessoas, inclusive, ficam mais bem dispostas e felizes com uma xícara de café.

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