Os alimentos para quem estuda que melhoram o aprendizado e bloqueiam a ansiedade

Alimentos ricos em proteínas e ômega 3 ajudam quem quer turbinar a concentração, a memória e controlar a ansiedade
Alimentos ricos em proteínas e ômega 3 ajudam quem quer turbinar a concentração, a memória e controlar a ansiedade

É muito comum nos preocuparmos com nossa alimentação quando estamos nos exercitando, doentes ou querendo fazer uma dieta especial. Entretanto, para os estudantes, concurseiros e afins, a alimentação pode ajudar e muito na rotina de estudos. Uma boa dieta pode melhorar a concentração, ajudar na memória, controlar a ansiedade, dar um pique na disposição e deixar qualquer um bem mais relaxado e preparado para encarar os livros. Vamos turbinar o cérebro?

Para melhorar concentração e memória, consuma peixes e oleaginosas

O grande segredo aqui é o ômega 3, complexo de ácidos graxos responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo, saúde do cérebro, concentração e memória. Ele melhora o funcionamento dos neurônios, inclusive prevenindo contra doenças do sistema nervoso, como o Alzheimer. Para se concentrar e lembrar de tudo na hora das provas, você pode abusar de peixes e oleaginosas - como nozes, castanha, avelã e amêndoas -, além de abacate, aveia e ovos.

Invista em alimentos que bloqueiam a ansiedade antes das provas

A ansiedade pode ser um empecilho na hora de estudar ou fazer provas, podendo atrapalhar e jogar fora todo o seu esforço. Para que isso não aconteça, você pode investir em alimentos que bloqueiem a ansiedade, como é o caso do leite, por exemplo, que possui efeito calmante e evita a insônia, garantindo uma boa noite de sono antes daquela prova difícil. As proteínas também têm um bom efeito sob a ansiedade, pois ativam a dopamina, hormônio responsável pelo bem-estar. Você vai encontrá-las nas carnes magras, feijão, lentilha, iogurtes e vegetais escuros, como o espinafre. A vitamina C também é responsável por melhorar o humor, então pode caprichar naquele suco de laranja!

Ferro oxigena o cérebro

O ferro é essencial para uma rotina de estudos, porque ele oxigena o cérebro e aumenta a disposição do corpo. Usufrua dos seus benefícios incluindo feijão, brócolis, couve, agrião, ervilha e grão-de-bico em sua dieta.

Cafeína é um poderoso estimulante

Não é de hoje que a cafeína é conhecida pelo seu poder estimulante e por dar energia. Para quem estuda, ela é um aliado essencial, pois vai te dar aquela turbinada para uma maratona - muitas vezes - cansativa entre livros ou uma prova longa. O café não pode faltar na lista, mas se você não é muito fã da bebida, tem como opção o chocolate (de preferência meio amargo e amargo, que possuem maior concentração de cacau). Chá mate, preto e verde também são ótimas fontes de cafeína.

Carboidratos simples são importantes para a disposição

Outro ingrediente importante para a sua disposição é o carboidrato simples, responsável por se transformar em açúcar e fornecer energia para o corpo. Ele pode entrar na sua alimentação na forma de pães, frutas, pizza, laticínios e tortas. Só não exagere, para não elevar a taxa de glicose no sangue, ok?

Água de coco: energético natural perfeito para quem estuda

Além de deliciosa, a água de coco é um potente energético. Ela é rica em magnésio e potássio, que dão a sensação de bem-estar, fortalecem a saúde do cérebro, evitam o estresse e combatem a fadiga. A bebida ainda repõe os eletrólitos do corpo e hidrata o organismo. Nada melhor, não é mesmo?

Receitas:
Feijão
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