Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os alimentos mais consumidos no mundo e os seus benefícios para a saúde
Guia Culinário 26/04/2019

Os alimentos mais consumidos no mundo e os seus benefícios para a saúde

Você já parou para pensar que existem alimentos muito consumidos no mundo todo? Apesar das diferenças de culturas, costumes e culinárias, existem ingredientes universais – que combinam com diferentes pratos e receitas. Quer saber quais são os alimentos que mais estão presentes nas dietas ao redor do globo e seus benefícios? É só continuar lendo!

Leite e derivados são fontes de cálcio

Tanto no Brasil quanto em outros países do mundo o leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga e por aí vai) fazem parte da lista de alimentos mais consumidos. Aliás, o leite é aquele tipo de ingrediente que pode ser usado para muitas coisas – dentre elas beber (puro ou com algum aditivo) e preparar receitas, como bolos e vitaminas. Além disso, existem diferentes tipos de leite: de vaca, cabra, de búfala, em versões vegetais (de coco e de amêndoas, por exemplo), integrais, desnatadas e por aí vai.

O grande benefício do leite e seus derivados é o fato de ele ser uma fonte importante de cálcio – mineral que auxilia na formação e fortalecimento dos ossos e dos dentes, importante para prevenir a osteoporose. Além disso, os laticínios são fontes de outros minerais (como o potássio e magnésio), vitaminas A, D e também triptofano – aminoácido que estimula a serotonina (“hormônio da felicidade”), garantindo mais tranquilidade e bem-estar.

Arroz pode ser encontrado em diferentes versões

Sabia que o arroz também é um dos alimentos mais consumidos no mundo todo? Ele é muito usado na culinária brasileira, japonesa, chinesa, espanhola e em muitos outros países da Europa e África. Além disso, também existem diferentes versões desse alimento: arroz branco, parboilizado, integral, arbóreo, multigrãos e por aí vai.

Uma boa dica é comer uma porção de arroz todos os dias, pois esse alimento é fonte de minerais e vitaminas importantes. A versão integral, por exemplo, se destaca por ser rica em fibras – nutrientes que auxiliam na digestão e causam uma maior sensação de saciedade.

Mandioca é considerada o ‘alimento do século XXI’

A mandioca (ou aipim) é aquele alimento que todo mundo costuma gostar. Ela pode ser preparada de diversas formas: cozida, assada, frita, em diferentes receitas e pratos ao redor do mundo. De origem sul-americana (era muito consumida pelos povos indígenas), a mandioca é valorizada pela culinária mineira, nordestina e atualmente também em pratos de diversas culinárias africanas.

Além disso, vale destacar que a mandioca é um alimento rico em antioxidantes, fibras, carboidratos, vitamina C e também tem ação anti-inflamatória. Ela até foi considerada o “alimento do século XXI” pela ONU, pois serve para a alimentação dos seres humanos, animais e até mesmo para fins industriais.

Milho é fonte de nutrientes importantes

Outro alimento muito consumido no mundo todo é o milho. Ele pode ser usado em diferentes receitas, como ingrediente para risotos, quiches, empadões, massas e por aí vai. Mas a melhor parte é que ele também é fonte de nutrientes – fibras, antioxidantes, vitaminas do complexo B e minerais, como magnésio e fósforo. Ou seja, ele ajuda a combater o envelhecimento (devido aos antioxidantes), fortalece o sistema nervoso e o corpo como um todo.

Batata é usada em inúmeras receitas pelo mundo

Seja em forma de purê, bolinho, escondidinho, sopa, nhoque ou salada – a batata é daqueles alimentos que rendem muitas receitas e pode ser usada em pratos ao redor do mundo. A mais usada é a batata inglesa, mas existem também outras versões – doce, baroa, ágata e por aí vai. A vantagem desse alimento é que ele tem um alto teor de fibras (principalmente a doce), vitaminas C, E e do complexo B, assim como minerais importantes, em especial o cálcio, o potássio e o ferro.