Os alimentos fotoprotetores que ajudam a proteger a sua pele

Alimentos de cor alaranjada, além de serem deliciosos, são importantes para a revigoração da pele
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Não é só o filtro solar que protege a sua pele de insolação, queimaduras, manchas ou qualquer outro dano proveniente de um longo período de exposição ao sol: alguns alimentos, dependendo da sua composição, também podem considerados fotoprotetores! Mas, atenção! Todos esses alimentos são coadjuvantes ao uso do protetor solar e não devem substituí-lo. O que você deve fazer é incrementar a sua alimentação, tornando-a mais rica e benéfica para o seu o corpo. E é justamente por isso que nós selecionamos os principais alimentos que conseguem proteger a sua pele dos danos do sol. Vem dar uma olhada!

Alho pode prevenir queimaduras solares

O ingrediente base de praticamente todos os pratos da culinária brasileira também é um alimento com funções fotoprotetoras! Constituído por grandes quantidades de isoflavona (assim como a maioria das leguminosas, a exemplo da vagem, da soja e da batata), o alho estimula a produção de proteínas da derme e da epiderme, reforçando a barreira cutânea da pele. Em suma: pode abusar do alho à vontade!

Damasco, um alimento importante para a regeneração da pele

Não somente o damasco, mas todos os alimentos ricos em antioxidantes ajudam a regenerar a pele e diminuem os efeitos nocivos do sol. Os mais alaranjados - como a cenoura, o mamão e a manga - são fontes da principal vitamina que atua nesse sentido (a vitamina A) e de betacaroteno - pigmento carotenóide antioxidante que pode ser transformado em vitamina A quando decomposto no organismo.

Obs.: Folhas verde-escuras como o agrião, a couve e o espinafre, também são compostas por betacaroteno, mas em menores quantidades.

Castanhas, nozes e amêndoas: fonte de vitamina E

As oleaginosas são fundamentais para a saúde da sua pele! Por serem uma das principais precursoras de vitamina E, elas dificultam a entrada de raios ultravioletas e bloqueiam a luz solar - fazendo com que as células da pele não absorvam a radiação. Para quem ainda não sabe, os raios UV são extremamente nocivos à saúde, podendo desenvolver problemas oculares e até mesmo câncer de pele. Por isso, incremente a sua alimentação com avelãs, pistaches e todas as oleaginosas que você julgar saborosas!

Cacau é composto por flavonóides e antioxidantes

Além de melhorar o humor, controlar a ansiedade e produzir o chocolate, o cacau também é benéfico para a pele. Os flavonóides presentes em sua formação promovem maior resistência da pele aos raios ultravioleta, além de terem funções antioxidantes e anti-inflamatórias. Ou seja, o seu consumo está mais do que liberado!

Receitas:
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