Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 19/11/2019

Os alimentos com mais agrotóxicos e como lavá-los para reduzir o pesticida

Você sabia que é possível ter uma alimentação mais saudável e sustentável (livre de agrotóxicos) de um jeito bem simples? Muitas pessoas gostam de recorrer aos produtos orgânicos, que são cultivados sem inseticidas e trazem muitos benefícios ao organismo. Mas, o que muita gente não sabe, é que existem truques de lavagem que ajudam a retirar o excesso de pesticidas dos alimentos não orgânicos. Interessante, né?

Se você não tem o hábito de comprar orgânicos, não pode perder as dicas que separamos! Aqui, nós listamos os produtos que – de acordo com a Anvisa – possuem uma quantidade muito grande de agrotóxicos e precisam ser devidamente higienizados. Confira!

Pimentão, morango, pepino, alface e cenoura são os alimentos mais afetados pelos agrotóxicos

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alguns vegetais são mais afetados pelos agrotóxicos que outros. Por isso, é muito importante que você tenha bastante atenção e tome cuidados na lavagem.

No Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos, feito em 2018 pela Anvisa, descobriu-se que 91,8% das amostras de pimentões estavam inadequadas para o consumo – isto é, tinham resíduos de agrotóxicos acima do nível permitido e até mesmo inseticidas não autorizados para o cultivo.

O morango ficou em segundo nesse quesito, sendo que 63,4% das amostras da fruta estavam com um nível muito alto de agrotóxicos. 57,4% das amostras de pepino também foram consideradas inadequadas para o consumo por conta da alta concentração de inseticidas maléficos à saúde. Complicado, né?

Além disso, a alface e a cenoura – dois alimentos muito usados na culinária brasileira (no preparo de saladas, risotos, massas e diferentes pratos) também apresentaram um nível muito alto de pesticidas. De acordo com a pesquisa disponibilizada pela Anvisa, 54,2% das amostras de alface estavam muito contaminadas, enquanto 49,6% das de cenoura se encontravam inadequadas para o consumo.

Abacaxi, beterraba, couve, mamão e tomate também são altamente contaminados pelos inseticidas

Abacaxi, beterraba, couve, mamão e tomate são outros alimentos muito afetados pelos agrotóxicos. De acordo com a Anvisa, foram 32,8% de amostras de abacaxi e 32,6% das de beterraba identificadas como inadequadas para o consumo, por exemplo. O grande problema está justamente no excesso de inseticidas usado no plantio desses alimentos (o que pode causar uma série de problemas de saúde a longo prazo). A boa notícia é que existem alguns truques que ajudam a reduzir significativamente parte desses agrotóxicos. Dá uma olhada:

Deixe os alimentos de molho no vinagre ou bicarbonato de sódio

Vale destacar que nenhum método de lavagem consegue remover 100% dos agrotóxicos presentes nos alimentos. No entanto, existem alguns truques que são realmente muito eficientes!

Ao deixar os vegetais de molho no bicarbonato de sódio, por exemplo, é possível reduzir consideravelmente a quantidade de inseticidas. O ideal é deixá-los submersos na solução durante alguns minutos e depois é só enxaguar. Outra dica interessante é deixar as verduras de molho no vinagre também por alguns minutos e, quem sabe, até remover algumas folhas externas (que são mais contaminadas).