
Pertencente ao grupo dos fitoestrógenos (compostos antioxidantes), a genisteína é uma substância encontrada em leguminosas que pode trazer uma série de vantagens para o organismo. Quando consumida a longo prazo, ela faz bem para o sistema imunológico, nervoso, cardiovascular e tem um funcionamento bem simples. Quer saber mais sobre a ela? Nós preparamos uma matéria falando sobre os seus principais benefícios e listamos os principais alimentos fontes da substância. Confira!
Afinal, o que é genisteína e quais são seus benefícios?
A genisteína é um tipo de fitoestrogênio pertencente à categoria das isoflavonas - que, por sua vez, são compostos orgânicos com estrutura semelhante à do estrogênio (hormônio sexual feminino). O grande diferencial dessa substância é que ela apresenta forte ação antioxidante e ajuda a regular o funcionamento dos hormônios. Confira os seus principais benefícios:
Ajuda a reduzir sintomas de TPM e da menopausa
Por apresentar uma ação semelhante à do estrogênio (hormônio sexual), a genisteína ajuda bastante a reduzir os sintomas da TPM, como cólicas, dores e até estresse ou irritação. Além disso, essa substância pode ser muito útil para mulheres que estão passando pela menopausa, pois reduz os riscos de problemas relacionados à ossatura (como osteoporose ou osteopenia) e alivia sintomas como mudanças de humor ou fogachos (ondas de calor).
Ajuda a controlar os níveis de colesterol
Por ter uma forte ação antioxidante, a genisteína faz muito bem para a saúde do coração - ajuda a controlar os níveis de colesterol (aumenta o HDL e diminui o LDL), protege os vasos sanguíneos e, a longo prazo, previne uma série de doenças no sistema circulatório.
Faz bem para a saúde da pele e da imunidade
Assim como outros tipos de isoflavonas, a genisteína ajuda bastante a fortalecer o sistema de defesa do corpo - previne gripes, resfriados, tem ação anticâncer e anti-inflamatória. Essa substância também combate a ação dos radicais livres - prevenindo, assim, o envelhecimento precoce.
Conheça os alimentos fontes de genisteína
Presente nas leguminosas - principalmente nos derivados da soja -, a genisteína é bem fácil de incluir na dieta - você pode preparar bebidas (com leite de soja), saladas, ensopados e refogados (com os grãos da leguminosa), entre outras receitas. Confira os principais alimentos fontes dessa isoflavona:
- Grãos de soja
- Farinha de soja
- Proteína texturizada de soja
- Leite de soja
- Tofu
- Kinako
- Tempeh