Os alimentos azulados que você pode consumir sem medo

Blueberry (também conhecido como mirtilo) é uma fruta roxa-azulada fonte de antioxidantes e nutrientes importantes
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Quando pensamos nos grupos alimentares (frutas, legumes, verduras, carboidratos, carnes e por aí vai) logo surgem na mente comidas de diversas cores - vermelhas, amarelas, verdes, roxas, alaranjadas, marrons e pretas. Mas, se você for reparar, nenhuma delas é naturalmente azul.

Isso porque, na verdade, não existem alimentos dessa cor, apenas alguns que são artificialmente pigmentados, que é o caso de balas e bolos, por exemplo. No entanto, existem algumas frutas e legumes que têm um tom de roxo específico que se assemelha bastante com o azul. Quer conhecer esses alimentos azulados e seus benefícios? Nós listamos alguns, confira!

Blueberry é fruta rica em antioxidantes e fibras solúveis

O blueberry talvez seja o alimento que tem uma cor mais próxima do azul clássico - é uma fruta pequena, arroxeada e com sabor cítrico, podendo ser usada em diferentes receitas (no preparo de sucos, vitaminas, tortas, sorvetes e por aí vai). Ele tem essa cor peculiar por conta das antocianinas, que são pigmentos responsáveis por conceder esse tom roxo-azulado da fruta.

Também conhecido como mirtilo, o blueberry é fonte de nutrientes importantes e pode ser consumido sem medo. Além de saboroso, ele tem um forte poder antioxidante, inibindo os radicais livres e, consequentemente, combatendo problemas como o envelhecimento precoce. Por isso, ela também é chamada de "fruta da juventude", auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, o mirtilo é fonte de fibras solúveis, que ajudam diretamente no processo de digestão.

Couve-roxa é fonte de minerais e vitaminas importantes

Em um tom de roxo mais vívido que o do blueberry (mas também se aproximando do azul e do vermelho), a couve-roxa é outro alimento que você pode comer no dia a dia. Assim como o blueberry, ela possui as substâncias antocianinas, responsáveis pela pigmentação do alimento.

A couve-roxa também é fonte de minerais importantes, tais como cálcio, potássio e ferro, assim como de vitaminas fundamentais - do complexo B (como a B9, também conhecida como ácido fólico), A, C e E. Esse tipo de couve pode ser usado no preparo de saladas, sopas e sanduíches, concedendo sabor e deixando o prato mais colorido.

Amora também é rica em antioxidantes, flavonoides e vitamina E

Nessa listinha de alimentos roxo-azulados, a amora é outra fruta que também merece destaque. Assim como o blueberry, ela é riquíssima em antioxidantes, de modo que ajuda muito no combate ao envelhecimento celular (a própria vitamina E tem atuação antioxidante no organismo). Ao mesmo tempo, a amora se destaca por conter os flavonoides - compostos químicos que têm ações anti-inflamatória, antibacteriana e antioxidante. Uma boa dica é fazer um verdadeiro mix de frutas vermelhas para o preparo de sucos e doces.

Obs.: Existem outros alimentos azulados que podem entrar nessa lista, tais como a berinjela, o milho azul (uma variedade mexicana do alimento), ameixa, uva e repolho roxo. Todos eles trazem benefícios para o corpo e podem ser incorporados à alimentação sem problemas.

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