Ômega 6: os alimentos ricos nesse ácido graxo essencial que você deve consumir

Nozes são ricas em ômega 6, e por isso são uma boa opção para veganos, que não devem consumir esses ácidos graxos essenciais por fonte animal
Nozes são ricas em ômega 6, e por isso são uma boa opção para veganos, que não devem consumir esses ácidos graxos essenciais por fonte animal

Verdade seja dita, é comum vermos em dietas que valorizam a alimentação saudável o nome ômega 3. Isso não é muito difícil de compreender, já que ele traz diversos benefícios para a saúde. Mas o que dizer do ômega 6? Esse também também é um ácido graxo essencial, o que significa que não é produzido pelo nosso corpo, embora seja muito importante para vivermos bem. E é exatamente através da alimentação que o nosso organismo terá acesso a essa substância.

Ômega 6 atua em diversos sistemas do nosso corpo

Quando falamos desse ácido graxo essencial é sempre bom lembrarmos das células, já que é nelas que ele está presente. Sim, estamos falando de todas elas! Com isso, não é de se estranhar que o ômega 6 atue em diferentes áreas do nosso corpo. Ele ajuda, por exemplo, no crescimento do cabelo, na elasticidade da pele e no desenvolvimento do cérebro e dos músculos.

Mas isso não é tudo! Ele permite o bom funcionamento de três sistemas do nosso corpo: o imunológico, o cardiovascular e o nervoso. No primeiro caso ele auxilia o processo de cicatrização e permite que a imunidade permaneça alta, fazendo com que o organismo esteja mais preparado para combater possíveis doenças. Já quando se trata do sistema cardiovascular, ele é ótimo para evitar a hipertensão. Por fim, também ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta os do bom (HDL).

Ausência desse ácido graxo essencial pode gerar problemas comportamentais

Como era de se esperar, a falta de ômega 6 no corpo traz diversos problemas para a saúde. Talvez a mais marcante seja que esse ácido graxo essencial atua na produção de um hormônio que, quando está em baixa quantidade, pode causar problemas cerebrais sérios e que afetam o comportamento, como depressão, esquizofrenia e bipolaridade. Isso sem falar em problemas menores, como a queda de cabelo.

Consumo é importante, mas precisa ser moderado

Algo que é importante ter atenção em relação ao ômega 6 é a quantidade que ele é ingerido pelo corpo. Embora seja muito importante para o bom funcionamento do organismo, que não o produz, quando ele é consumido em excesso pode gerar grandes problemas. Isso porque ele irá causar um desequilíbrio metabólico no corpo, podendo resultar em obesidade ou mesmo diabetes. Sem falar que pode gerar dores de cabeça, problemas intestinais e náuseas.

Alimentos com ômega 6 que devem ser incluídos na dieta

Como já foi explicado, ácidos graxos essenciais não são produzidos pelo nosso corpo, e por isso o seu consumo é tão importante. De uma forma geral ele é encontrado em óleos vegetais, como óleo de prímula, óleo de soja, óleo de girassol e óleo de linhaça. Mas se você apenas os utiliza sob altas temperaturas é melhor buscar o ômega 6 em outros alimentos, já que esses óleos aquecidos são mais maléficos que benéficos para o corpo. Uma boa sugestão é optar por carne vermelha ou de peixe para grandes refeições, ou mesmo utilizar ingredientes como leite e ovo. Já se você for vegano, cereais e nozes são ótimas alternativas, já que também são ricos em ômega 6.

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