Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Óleo de gergelim torrado ou natural? Saiba como fazê-los e seus benefícios
Guia Culinário 09/11/2020

Óleo de gergelim torrado ou natural? Saiba como fazê-los e seus benefícios

Além de ser usada no preparo de pães e saladas, a semente de gergelim é ótima para o preparo de óleos alimentícios, que são ricos em nutrientes e substâncias medicinais. A melhor parte é que, dependendo do tipo de gergelim, é possível gerar ingredientes de diferentes tonalidades e sabores. Para te convencer a preparar (e consumir) o óleo de gergelim, nós separamos dicas de como fazer tanto a versão torrada quanto a natural do ingrediente e listamos seus benefícios. Confira!

Como fazer óleo de gergelim?

Para preparar esse óleo vegetal, geralmente utiliza-se o gergelim branco torrado ou natural, que é bem saboroso e também altamente nutritivo. O único diferencial entre os dois tipos de óleo é o estado do gergelim utilizado – ou seja, as duas receitas são bem semelhantes e simples de preparar.

Óleo de gergelim torrado

Para preparar o óleo de gergelim torrado, que tem uma cor mais escura e é ótimo para o preparo de molhos, você deve começar torrando as sementes ou, então, já comprar o gergelim torrado. A boa notícia é que essa receita é bem fácil de fazer!

Ingredientes

– 100 g de gergelim branco

– 200 ml de óleo vegetal

Para começar, transfira o gergelim para uma frigideira e deixe no fogo baixo, misturando sem parar por cerca de 9 minutos até que ele fique dourado (apenas tome cuidado para não queimar). Quando o gergelim já estiver torrado, triture no liquidificador e reserve. Em uma frigideira, coloque o óleo vegetal, acrescente o gergelim triturado e deixe no fogo baixo. Quando começar a ferver, mexa por 5 minutos. Depois, espere esfriar e, então, passe a mistura por uma peneira para recolher o óleo. Prontinho!

Óleo de gergelim natural

O óleo de gergelim natural é feito a partir das sementes não torradas e, geralmente, tem uma cor mais clara e é ótimo para fritar alimentos. Esse ingrediente também é simples de fazer e é considerado altamente nutritivo.

Ingredientes

– 100 g de gergelim branco

– 200 ml de óleo vegetal

Para preparar, comece triturando o gergelim em um processador (neste caso, você não precisa torrá-lo antes). Em uma frigideira, coloque o óleo vegetal, o gergelim já triturado e cozinhe no fogo baixo. Quando começar a ferver, marque 5 minutos (sem parar de misturar) e, depois, desligue o fogo e espere esfriar. Passe a mistura para uma peneira e reserve o óleo em um recipiente de vidro. Prontinho!

Obs.: Tanto o óleo de gergelim torrado quanto o natural tendem a durar 1 mês tranquilamente fora da geladeira e podem ser usados para temperar molhos e saladas no dia a dia.

Quais são os benefícios do óleo de gergelim?

O óleo de gergelim torrado e o natural são bem semelhantes em termos nutricionais e podem trazer diversos benefícios à saúde. Eles têm alto teor de vitaminas A, B, C, E, fibras (importantes para a digestão e imunidade) e também gorduras benéficas, como o ômega 6. Além disso, o óleo de gergelim – seja natural ou torrado – possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e faz muito bem para a saúde da pele e do coração. Por isso, é muito indicado incluir esse ingrediente no preparo de receitas, como molhos, saladas e marinadas.