Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que são os exercícios de kegel e como fazer essa atividade
Movimente-se 12/03/2020

O que são os exercícios de kegel e como fazer essa atividade

Você já ouviu falar nos exercícios de kegel? Eles foram criados na década de 40 pelo ginecologista norte-americano Arnold Kegel, com o objetivo de reduzir e prevenir incontinência urinária e outros problemas relacionados à região pélvica. A proposta desses exercícios é bem simples e objetiva: fortalecer a musculatura perineal (localizada na região entre as pernas) através do processo de contração/ relaxamento muscular. Interessante, né? Aqui, nós preparamos uma matéria falando mais sobre os exercícios de kegel e seus benefícios. Confira!

Como fazer os exercícios de kegel?

Para quem ficou interessado em praticar os exercícios de kegel, a boa notícia é que eles são simples de fazer, mas exigem treino e atenção. O primeiro passo é tomar consciência da sua própria musculatura perineal – o que, muitas vezes, é mais difícil do que parece. A melhor dica para isso é fazer um teste na hora que for urinar – basta prender o xixi (contraindo o músculo) durante uns segundos para identificar a sensação causada pela contração muscular. Depois, volte a repetir o movimento para se certificar de que aprendeu bem.

Agora que você já sabe o básico para realizar os exercícios de kegel, chegou a hora de botar em prática! Vale destacar que é possível praticar os exercícios em diferentes posições: sentado, deitado, em pé, com as pernas dobradas ou esticadas. Mas, para facilitar, a nossa sugestão é sentar em uma cadeira com uma boa postura – mantendo a coluna reta e os joelhos formando 90°. Assim fica mais simples realizar os exercícios.

Dá uma olhada no passo a passo que separamos:

1. Antes de tudo, uma boa dica é esvaziar a bexiga para realizar os exercícios de forma mais confortável;

2. Contraia a musculatura perineal (contraindo o ânus e a vagina ao mesmo tempo) e prenda durante 5 ou 10 segundos, mas tome cuidado para continuar respirando bem;

3. Relaxe o músculo pelo mesmo tempo (de 5 a 10 segundos) e, depois, volte a repetir o processo. O ideal é fazer 7 repetições seguidas e, de preferência, realizar os exercícios de duas a três vezes por dia. Você pode fazer de manhã e à noite, por exemplo – que tal?

Por que os exercícios de kegel são tão benéficos?

Fortalecer a musculatura do corpo, de uma forma geral, é importante para evitar lesões e garantir resistência. Os exercícios de kegel, em especial, servem para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, garantindo muitos benefícios.

Eles ajudam a prevenir a incontinência urinária e melhoram a circulação sanguínea na área retal. Além disso, esses exercícios são muito indicados para mulheres grávidas: ajudam no controle da urina, amenizam dores, fortalecem a musculatura para a hora do parto (evitando rasgamentos e diminuindo o tempo de parto) e, quando realizados a longo prazo, os exercícios também melhoram a sensação de prazer no ato sexual.