O que são fitoestrogênios e em quais alimentos eles estão presentes

Entre as principais fontes de fitoestrogênio, destaca-se a semente de linhaça - alimento rico em antioxidantes, fibras, minerais e vitaminas que fazem bem para a saúde do coração e do cérebro
Entre as principais fontes de fitoestrogênio, destaca-se a semente de linhaça - alimento rico em antioxidantes, fibras, minerais e vitaminas que fazem bem para a saúde do coração e do cérebro

Presentes em diferentes tipos de vegetais, os fitoestrógenos são compostos fenólicos que apresentam ação antioxidante e podem trazer uma série de benefícios para o organismo. Embora não sejam produzidas naturalmente pelo sistema endócrino, essas substâncias têm atuação semelhante à do estrogênio (hormônio sexual feminino) e podem ser muito úteis na dieta de mulheres. Quer saber mais sobre os fitoestrogênios, suas funções, benefícios e em quais alimentos encontrá-los? É só continuar lendo!

Afinal, o que são fitoestrogênios e quais seus principais benefícios?

Os fitoestrogênios nada mais são que compostos vegetais de formação difenólica (contêm duas hidroxilas fenólicas na composição) - isto é, ajudam a combater os radicais livres e têm ação anti-inflamatória. Entre os principais tipos de fitoestrógenos, destacam-se as ligninas, quercetinas, isoflavonas, catequinas, terpenóides e o resveratrol. Esses compostos são comumente encontrados em cereais, oleaginosas, frutas e legumes. Por isso, é importante ter uma dieta natural e preferencialmente variada. Confira os principais benefícios dos fitoestrógenos para a saúde:

1. Reduz os sintomas de TPM e menopausa

Os fitoestrógenos ajudam a regular os níveis de estrogênio no organismo, sendo importantes para o bom funcionamento do corpo feminino. Por conta disso, esses compostos reduzem sintomas da TPM, como cólicas, dores de cabeça, ansiedade e irritabilidade. Durante a menopausa, alimentos ricos em fitoestrogênios também ajudam a reduzir diversos sintomas, como as ondas de calor, alteração do sono e do humor.

2. Faz bem para a saúde do coração e do cérebro

Por ter importante ação antioxidante e regular os níveis de estrogênio no organismo, os fitoestrógenos ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e neurológicas - como pressão alta e mal de Alzheimer. Ao consumir alimentos ricos nesse composto, é possível ter uma dieta mais saudável e balanceada.

3. Ajuda a regular o índice glicêmico

Você sabia que os fitoestrogênios também são benéficos para quem tem diabetes? Isso porque eles ajudam a regular a insulina e, consequentemente, têm mais controle sobre os níveis de glicose no sangue. Por conta disso, inclusive, esses compostos auxiliam no controle do colesterol e são ótimos para o sistema circulatório.

4. Faz bem para a saúde dos ossos e músculos

Caso o organismo feminino fique com deficiência de estrogênio a longo prazo, a mulher tende a ficar mais vulnerável a doenças relacionadas ao sistema ósseo - como osteopenia e osteoporose. Então, para regular o hormônio feminino, permitir a absorção de cálcio e de outros nutrientes importantes, uma boa dica é incluir os fitoestrógenos na alimentação.

Quais são os alimentos fontes de fitoestrogênios?

Para incluir os fitoestrógenos na dieta, o mais indicado é recorrer a oleaginosas, cereais, sementes e leguminosas. Segue uma lista dos principais alimentos fontes desse composto:

- Linhaça

- Soja

- Ervilha

- Semente de gergelim

- Semente de girassol

- Castanha-de-caju

- Avelã

- Amêndoa

- Pistache

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