O que não pode comer no resguardo de cesárea? Nutricionista tira a dúvida

Durante o puerpério, é importante evitar alimentos muito gordurosos, frituras, fast foods e produtos ultraprocessados para auxiliar no processo de recuperação da mulher
Durante o puerpério, é importante evitar alimentos muito gordurosos, frituras, fast foods e produtos ultraprocessados para auxiliar no processo de recuperação da mulher
Natália Vignoli

Consultor:

Natália Vignoli

Nutricionista funcional e comportamental formada pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMEN), possui especialização em Nutrição Materna e Infantil

Tomar cuidados com a alimentação durante e após a gravidez é importante tanto para a saúde da mãe quanto do bebê. O puerpério, para quem não sabe, é um período de adaptação que se estende de 42 a 60 dias após o parto e requer uma maior atenção para que a mulher (principalmente quem passou por uma cesariana) se recupere de forma saudável. Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Natália Vignoli, especializada em Nutrição Materna e Infantil, que falou sobre os alimentos que devem ser evitados nessa etapa de resguardo de cesárea.

Como deve ser a alimentação durante o resguardo de cesárea?

Para que a recuperação após o parto cesárea ocorra bem, é muito importante montar uma dieta balanceada com um nutricionista. Além de ter uma alimentação mais natural, com legumes, verduras, frutas e carnes magras, por exemplo, é muito importante evitar certas comidas que causam desconforto ou dificultam o processo de cicatrização. A nutricionista Natália Vignoli deu ótimas dicas para não cometer erros nesse período:

Evite alimentos remosos que atrapalham a cicatrização

A primeira dica para amenizar o período de puerpério é evitar alimentos remosos (como carnes muito gordurosas e frutos do mar), industrializados e frituras em excesso. Esse tipo de comida, além de prejudicar o processo de cicatrização do corte da cesárea, pode causar desconfortos no bebê - levando em conta que os nutrientes ingeridos passam para o leite produzido durante a amamentação.

Não coma alimentos que possam fermentar no organismo

De acordo com a nutricionista Natália Vignoli, uma dica importante é evitar alimentos que possam causar gases e, consequentemente, desconfortos maiores na região abdominal. "Com relação ao parto cesárea, acho que o melhor é evitar alimentos que acabem fermentando no organismo, principalmente por uma questão de desconforto. Depois da cesárea, a mulher recebe pontos e ocorre uma certa dor na região. Por isso, o ideal é evitar alimentos como brócolis, feijão, couve, batata-doce e nabo. Enfim, os que geram mais gases devem ser evitados para não ocorrer uma distensão abdominal. Mas, caso a mulher não tenha esse tipo de sensibilidade e digere bem os alimentos, talvez não haja essa necessidade", explica.

Evite bebidas alcoólicas e café em excesso

Durante o puerpério e todo o período de amamentação, é muito importante levar em conta que os alimentos consumidos refletem diretamente na produção do leite materno. A nutricionista destaca algumas bebidas e alimentos que devem ser cortados ou evitados ao máximo nessa fase. "Levando em conta que a mulher estará amamentando, também é importante evitar bebidas alcoólicas, café em excesso e outros alimentos que podem passar para o leite e causar cólicas no bebê", recomenda a especialista.

Coma alimentos ricos em proteínas e beba bastante água

Além de evitar certos tipos de comida, repousar e seguir todas as recomendações médicas, é necessário montar uma dieta saudável, natural e 100% voltada para o processo de recuperação da mulher. De acordo com Natália Vignoli, apostar em variedades de vegetais e no consumo de líquidos é o principal segredo para superar tudo de forma mais fácil.

"Durante o puerpério, é importante que a mulher tome bastante água, faça refeições fracionadas e frequentes, e tenha uma atenção maior com as proteínas, que são importantes para esse período de cicatrização. Carnes, frango, peixes, leguminosas (como feijão, grão-de-bico e ervilha, que devem ser deixados de molho antes do preparo), leite, iogurtes e queijos também são fontes de proteínas e de outros nutrientes importantes para esse período. O cálcio, por exemplo, é um elemento importante para a mulher que está produzindo leite e deve ser bem ajustado na dieta. Não deixe também de comer frutas, legumes e ter uma alimentação equilibrada", finaliza a nutricionista.

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