Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que não pode comer no jejum? Descubra o que evitar para não passar mal
Guia Culinário 08/07/2020

O que não pode comer no jejum? Descubra o que evitar para não passar mal

Ficar muitas horas sem comer – como na prática do jejum intermitente – e depois ingerir uma refeição de estômago vazio, pode ser algo extremamente prejudicial para o nosso corpo. Além de afetar o humor e comprometer o bom funcionamento do organismo, caso o jejum não seja realizado de maneira apropriada, alguns alimentos possuem propriedades que podem causar um impacto ruim no sistema digestivo, principalmente se forem consumidos de estômago vazio. Dá uma olhada na matéria para saber o que evitar no jejum!

Frutas cítricas podem causar desconforto pela manhã

Sabe quando você acorda bem cedo e prepara uma salada de frutas para o café da manhã? Então, talvez esse hábito não seja tão indicado quanto parece. Conhecidas por possuírem sabores mais “azedinhos”, as frutas cítricas – como laranja, limão, tangerina, uva e abacaxi – são um dos principais alimentos que você não deve comer em jejum!

Elas são ricas em ácido ascórbico (vitamina C) e apresentam uma grande concentração de ácidos cítricos que podem ser mal digeridos no estômago depois de um longo período de tempo sem se alimentar. Além disso, elas também devem ser evitadas por pessoas que possuem um quadro agravado de gastrite. O ideal mesmo é guardar as frutas cítricas para o pós-refeição ou consumi-las quando o estômago já estiver minimamente “forrado”!

Alimentos inflamatórios, como refrigerantes, doces e frituras, também devem ser evitados no jejum

Fontes de gorduras saturadas, aditivos químicos (como o glutamato monossódico), açúcares e muito sódio, os alimentos inflamatórios – como o próprio nome sugere – podem provocar desconfortos e inflamações no estômago se consumidos em jejum. Eles estão ligados a processos de estresse oxidativo no organismo e não são boas fontes de energia depois de um longo período de tempo sem comer.

Por isso, evite frituras e alimentos muito gordurosos, embutidos derivados de carne vermelha, bebidas gaseificadas e alimentos açucarados quando estiver em jejum.

Brócolis, couve-flor e outros vegetais verdes fazem parte dessa lista

Depois de um longo jejum, comer vegetais como brócolis, couve e couve-flor na hora do almoço pode não ser uma opção tão saudável quanto parece. Conhecidos como hortaliças brássicas (ou vegetais crucíferos), eles fazem parte da família de alimentos fermentáveis (Fomaps) que, dependendo da sensibilidade do nosso organismo, podem causar gases, azia e inchaços no estômago. O ideal é que eles sejam consumidos numa alimentação de 3 em 3 horas e complementados com outros alimentos como carnes, peixes e legumes.

Condimentos e temperos apimentados não devem ser consumidos de estômago vazio

Páprica, pimenta-do-reino, curry e outros condimentos e especiarias apimentados podem fazer mal se forem consumidos de estômago vazio! O motivo é que esses alimentos acabam liberando o suco gástrico presente no estômago, desenvolvendo distúrbios gastrointestinais e outros desconfortos.

Produtos relacionados