Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 12/11/2019

O que é tahine e quais os seus benefícios para o nosso corpo

Você sabe o que é tahine? Essa pasta de gergelim, muito comum na culinária árabe, ganha cada vez mais amantes no Brasil graças ao seu sabor característico. Pode ser usada acompanhando pães, torradas, e até mesmo em saladas, quando preparada de forma mais fluida, virando um molho delicioso. Mas você conhece os benefícios desse alimento? Descubra o que ele pode fazer pelo nosso corpo!

Cheio de proteínas, tahine dá massa muscular

O gergelim, matéria-prima dessa pasta, é altamente proteico, sendo uma boa alternativa para colocar na dieta de quem faz musculação ou pratica exercício físico e quer ganhar massa muscular. Ele também pode ser fonte de proteínas para quem é vegetariano ou vegano, podendo ser incorporado em diversas receitas.

Tahine possui mais minerais do que um copo de leite

Parece difícil de acreditar, mas a ingestão de apenas uma pequena quantidade dessa pasta ou molho já confere mais minerais do que um copo inteiro de leite. Afinal, o tahine é rico é cálcio, que fortalece os ossos e dentes, e zinco, um antioxidante poderoso que ajuda no rejuvenescimento e cicatrização da pele. O alimento também contém manganês, potássio, ferro, fósforo e cobre.

Amigo do coração: a pasta de gergelim é rica em vitamina B6

Outro nutriente encontrado no tahine é a vitamina B6, responsável por proteger a saúde cardiovascular, prevenindo doenças como infarto, AVC e angina, pois reduz os níveis de colesterol e até melhora a pressão sanguínea. Para quem precisa emagrecer, o tahine também ajuda, pois a B6 acelera o metabolismo, auxiliando na queima de gordura.

É diabético? Inclua o tahine na sua alimentação

A pasta de gergelim contém ácidos graxos e antioxidantes, a sesamina e a sesamolina, que além de auxiliarem na prevenção do câncer, também ajudam a diminuir a taxa de glicose no sangue. Apesar de ser um alimento que contém gordura, ele é poliinsaturado e rico em fibras, o que o torna extremamente saudável.

Como preparar tahine

Toste os grãos do gergelim em uma panela ou frigideira e os despeje ainda quentes no liquidificador ou multiprocessador. Depois de bem triturados, junte azeite extravirgem ou óleo de coco e bata novamente, até formar uma pasta. Adicione sal e depois, coloque em um pote hermético na geladeira. A pastinha dura até um mês refrigerada.