
Você sabe o que é tahine? Essa pasta de gergelim, muito comum na culinária árabe, ganha cada vez mais amantes no Brasil graças ao seu sabor caracterÃstico. Pode ser usada acompanhando pães, torradas, e até mesmo em saladas, quando preparada de forma mais fluida, virando um molho delicioso. Mas você conhece os benefÃcios desse alimento? Descubra o que ele pode fazer pelo nosso corpo!
Cheio de proteÃnas, tahine dá massa muscular
O gergelim, matéria-prima dessa pasta, é altamente proteico, sendo uma boa alternativa para colocar na dieta de quem faz musculação ou pratica exercÃcio fÃsico e quer ganhar massa muscular. Ele também pode ser fonte de proteÃnas para quem é vegetariano ou vegano, podendo ser incorporado em diversas receitas.
Tahine possui mais minerais do que um copo de leite
Parece difÃcil de acreditar, mas a ingestão de apenas uma pequena quantidade dessa pasta ou molho já confere mais minerais do que um copo inteiro de leite. Afinal, o tahine é rico é cálcio, que fortalece os ossos e dentes, e zinco, um antioxidante poderoso que ajuda no rejuvenescimento e cicatrização da pele. O alimento também contém manganês, potássio, ferro, fósforo e cobre.
Amigo do coração: a pasta de gergelim é rica em vitamina B6
Outro nutriente encontrado no tahine é a vitamina B6, responsável por proteger a saúde cardiovascular, prevenindo doenças como infarto, AVC e angina, pois reduz os nÃveis de colesterol e até melhora a pressão sanguÃnea. Para quem precisa emagrecer, o tahine também ajuda, pois a B6 acelera o metabolismo, auxiliando na queima de gordura.
É diabético? Inclua o tahine na sua alimentação
A pasta de gergelim contém ácidos graxos e antioxidantes, a sesamina e a sesamolina, que além de auxiliarem na prevenção do câncer, também ajudam a diminuir a taxa de glicose no sangue. Apesar de ser um alimento que contém gordura, ele é poliinsaturado e rico em fibras, o que o torna extremamente saudável.
Como preparar tahine
Toste os grãos do gergelim em uma panela ou frigideira e os despeje ainda quentes no liquidificador ou multiprocessador. Depois de bem triturados, junte azeite extravirgem ou óleo de coco e bata novamente, até formar uma pasta. Adicione sal e depois, coloque em um pote hermético na geladeira. A pastinha dura até um mês refrigerada.