Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 11/05/2021

O que é tabule? Ele engorda? Tire suas dúvidas sobre essa salada de origem árabe

Se você sempre se perguntou o que é tabule, saiba que esse é um prato originário do Líbano, feito à base de triguilho, o famoso trigo para quibe. Com sabor leve e ao mesmo tempo marcante, essa iguaria da culinária árabe além de saborosa, pode ser muito nutritiva e saudável. Mas como fazer esse prato? Será que esse tipo de salada engorda? Descubra os benefícios do tabule e tire todas as suas dúvidas sobre essa receita superversátil, incluindo dicas de como aproveitá-la melhor na sua dieta!

Tabule é rico em vitaminas do complexo B

Como contém diversos alimentos em sua composição, o tabule possui diversos benefícios para a saúde. O trigo para quibe tem vitaminas do complexo B, que melhoram o funcionamento do sistema nervoso; o limão, a hortelã e o pepino possuem vitamina C, substância importante para a imunidade do organismo; o tomate previne o câncer de próstata e a cebola é antioxidante e previne o envelhecimento precoce.

Tabule de quinoa é uma alternativa nutritiva

Outra variante da salada de tabule é substituir o trigo para quibe pela quinoa. O alimento flocado é rico em proteínas e fibras, que auxiliam no trânsito intestinal e são boas para quem tem prisão de ventre. A quinoa também contém ômega 3 e 6, ácidos graxos que auxiliam na memória e na prevenção de doenças neurológicas como o mal de Alzheimer, bem como fortalecem a imunidade.

Arroz branco ou tabule: o que engorda mais?

Por ser leve e refrescante, a salada de tabule acaba sendo muito consumida como substituto do arroz branco, por exemplo. No entanto, a dúvida sobre se o tabule engorda ou não paira na cabeça de muita gente que precisa perder peso e não sabe por qual optar ou mesmo se é saudável consumir os dois juntos na refeição. Na receita original, 100 g de tabule possuem 124 calorias, contra 130 do arroz branco na mesma medida. A diferença é pouca, mas o tabule é um alimento rico em diferentes nutrientes e, portanto, é uma receita saudável.

Como fazer tabule?

O modo de preparo para a receita de tabule é muito simples e prática. O segredo está em como hidratar o trigo para quibe: deixe-o de molho por aproximadamente duas horas e logo após, lave-o em água corrente, escorrendo e espremendo bem para deixá-lo apenas úmido. Depois disso, o tabule está praticamente pronto, faltando apenas os ingredientes que servirão como tempero: hortelã e salsa, tomate, pepino e cebola, todos os bem picadinhos e misturados. Adicione suco de limão, sal e pimenta do reino a gosto e bom apetite!