Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 09/03/2021

O que é sururu e como fazer o caldo desse molusco

Muito comum no litoral do Nordeste brasileiro, o sururu é um tipo de molusco bem saboroso e nutritivo – rico em proteínas, vitaminas, minerais e gorduras boas. Embora seja mais consumido na Bahia, Maranhão, Alagoas e Pernambuco, o sururu também constitui diferentes pratos típicos do Sudeste – como a tradicional moqueca preparada na pedra (receita típica capixaba). O caldo de sururu, por sua vez, pertence à culinária nordestina, sendo feito tradicionalmente com leite de coco, azeite de dendê e diferentes temperos. Para saber mais sobre esse fruto do mar, nós preparamos uma matéria sobre seus principais benefícios e como fazer caldo de sururu de forma correta. Confira!

Afinal, o que é sururu e quais seus principais benefícios?

O sururu nada mais é que um tipo de molusco bivalve – isto é, envolto por duas conchas fechadas. Bem parecido com o mexilhão, esse fruto do mar tem uma casca escura, é pequeno e contém uma carne altamente nutritiva – capaz de absorver bem diferentes temperos. Aqui, nós listamos seus principais benefícios para a saúde:

1. Sururu é rico em vitaminas A, do complexo B e E

A carne de sururu, para quem não sabe, contém uma grande quantidade de vitaminas: A, do complexo B e E, que apresentam ação antioxidante, fortalecem a imunidade, fazem bem para a saúde da pele, do coração e do cérebro.

2. Fornece cálcio, ferro, magnésio, potássio, sódio e iodo

Além de ser fonte de vitaminas importantes, o sururu é rico em diversos sais minerais: cálcio, ferro, magnésio, potássio sódio e iodo. Em conjunto, esses nutrientes são indispensáveis para a saúde dos ossos, músculos, do coração e bom funcionamento do metabolismo. Eles ajudam a prevenir anemia e outros problemas relacionados ao sistema cardiovascular.

3. É rico em gorduras insaturadas (benéficas), como o ômega 3

Você sabia que o sururu também fornece gorduras boas que ajudam a controlar o colesterol? Por ser fonte de ômega 3 e outros ácidos graxos essenciais, esse molusco faz bem para a saúde do coração e do cérebro. Vale destacar, no entanto, que ele nunca pode ser consumido de forma exagerada – pois, quando em excesso, pode acabar sendo tóxico para o organismo.

4. É fonte de fibras e proteínas

Assim como outros moluscos, o sururu se destaca por ser fonte de proteínas e fibras – nutrientes indispensáveis para o fortalecimento dos ossos e para o bom funcionamento do aparato digestivo.

Como fazer caldo de sururu?

Para preparar um caldo de sururu tradicional da culinária nordestina, é necessário usar alguns ingredientes típicos – tais como o azeite de dendê, que é marca registrada de diferentes pratos do Nordeste (como acarajé, vatapá e moqueca). Aqui, nós separamos um passo a passo bem simples de seguir:

Ingredientes

– 1 kg de sururu

– 1 colher de sopa de azeite de dendê

– 1 cebola média

– 3 dentes de alho amassados

– 2 tomates cortados em cubos

– 1 pimentão verde cortado em cubos

– 2 limões

– 1 colher de sopa de colorau

– 6 vidros de leite de coco (1,2 litro)

– Sal, cheiro-verde e pimenta-do-reino moída a gosto

Para começar, você deve limpar bem os sururus. Coloque-os em uma bacia, cate as sujeiras e possíveis casquinhas pretas que ficam grudadas nos moluscos e, então, encha o recipiente de água. Agite levemente com as mãos e deixe de molho por 5 minutos (para soltar a areia e outras impurezas). Transfira-os para um escorredor e passe água corrente. Prontinho!

Em uma panela grande (preferencialmente de cerâmica), coloque o azeite de dendê, a cebola, o alho, o tomate, o pimentão, os limões espremidos, o colorau e o sururu. Acrescente um pouco de sal e pimenta a gosto e, então, deixe cozinhar em fogo médio por 3 minutos, mexendo com uma colher de pau. Depois, adicione todo o leite de coco, misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar por 50 minutos – mexendo a cada 5 minutos. Por fim, basta adicionar o cheiro-verde a gosto e servir. Fica uma delícia!