O que é silício? Os alimentos ricos no mineral e seus benefícios para a saúde

Fontes de silício, frutas como maçã, banana e laranja cumprem ação antioxidante, fazem bem para os ossos e músculos
Fontes de silício, frutas como maçã, banana e laranja cumprem ação antioxidante, fazem bem para os ossos e músculos

Ter uma dieta rica em vitaminas e minerais é fundamental para fortalecer os ossos, músculos, regular os hormônios e o funcionamento do corpo como um todo. O silício, por exemplo, é um mineral importante para a síntese da elastina e do colágeno (proteínas estruturais da pele) e também cumpre ação antioxidante no organismo. Quer saber mais sobre esse nutriente? Nós preparamos uma matéria falando mais sobre os benefícios do silício e onde encontrá-lo. Confira!

Silício é importante para a saúde da pele e dos ossos

Por auxiliar na síntese da elastina e do colágeno, o silício é um nutriente muito importante para a saúde da pele - tem função regeneradora e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, o silício auxilia no processo de calcificação dos ossos, sendo fundamental para o fortalecimento e manutenção da estrutura óssea do corpo. Por isso, para prevenir doenças como osteoporose, osteomalácia e outras relacionadas à ossatura, é de suma importância manter uma dieta rica nesse mineral.

Mineral faz bem para os músculos e articulações

Além de ser fundamental para a saúde dos ossos, o silício também ajuda a manter a saúde dos músculos e das articulações. Isso porque ele contribui para a síntese do colágeno - que, em conjunto com diferentes vitaminas e minerais, ajuda a regenerar as cartilagens e prevenir possíveis dores. Portanto, caso você tenha o hábito de praticar muito exercício, uma boa dica é tentar consumir alimentos ricos em silício com frequência.

Silício cumpre função antioxidante - combate a ação dos radicais livres e fortalece a imunidade

Outro ponto interessante do silício é que ele possui uma forte ação antioxidante - ou seja, inibe a ação dos radicais livres, contribuindo para a saúde da pele, dos cabelos e prevenindo o envelhecimento precoce. Ao mesmo tempo, ele ajuda a fortalecer o sistema de defesa do corpo, pois atua em conjunto com vitaminas para manter a imunidade sempre turbinada.

Quais são os alimentos fontes de silício?

Para manter um bom consumo de silício no dia a dia, você precisa montar uma dieta rica em frutas, oleaginosas e legumes. Dentre os alimentos que possuem um teor mais alto do mineral, estão:

Frutas

Maçã, banana, manga, tangerina, laranja, abacaxi e frutas secas.

Legumes

Cenoura, abóbora e beterraba.

Frutos

Pepino, tomate, pimentão e vagem.

Oleaginosas

Amendoins e amêndoas.

Vegetais folhosos

Repolho, espinafre, coentro e alface.

Leguminosas

Soja e lentilha.

Cereais

Arroz, aveia, milho e cevada.

Plantas medicinais

Manjerona e cavalinha.

Receitas:
Abóbora
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