Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é saudade? Saiba transformar esse sentimento em pensamentos positivos!
Movimente-se 07/04/2017

O que é saudade? Saiba transformar esse sentimento em pensamentos positivos!

Saudade… Sentimento tão normal que não existe um só ser que não o sinta. Temos saudade de tudo: amigos, familiares, amores, momentos, situações… É quando um certo sabor de nostalgia se faz presente de tal forma que nos traz a vontade de reviver o tempo. Mas, como podemos administrar essa essência saudosista e, principalmente, transformá-la em uma ação saudável, produtiva e benéfica para o futuro? Claro que cada um é cada um e que dependerá exclusivamente da maneira de como enxergamos a vida, mas, há formas que podem ajudar aqueles que buscam usar das melhores lembranças do passado, uma fonte próspera de bem-estar, paz e equilíbrio.

Apesar de quase toda saudade carregar consigo uma certa melancolia, por remeter a alguma falta, a raiz desse sentimento vem sempre a partir de uma lembrança boa, afinal, não queremos reviver aquilo que nos fez mal, não é mesmo? É com essa ideia que devemos iniciar qualquer pensamento positivo sobre a saudade. É importante saber selecionar esses melhores momentos do passado para posicioná-los à sua atual situação, partindo de uma pergunta existencial: “Por que estou sentindo saudade disso?”. Sim, muitas de nossas saudades partem não somente do passado que vivemos um dia, mas de algum desconforto do presente ou, até mesmo, desencanto e poucas expectativas do futuro.

Vamos tentar ilustrar melhor? Por exemplo… Quando você costumeiramente sente saudade da sua infância, das brincadeiras na rua com amigos, é porque, em tese, hoje em dia lhe falta tempo livre para aproveitar momentos de lazer. Outro exemplo? Se você anda pensando muito em algum amor marcante do passado pode ser um reflexo de uma atual carência afetiva… Mas, como identificar isso e transformar a saudade em boas perspectivas? O jornalista e professor universitário de Psicologia, Jupy Junior analisa a raiz dessa causa:

“Saudade é um transporte sentimental que leva diretamente a uma pessoa, um lugar, uma situação, uma sensação. Pode levar até mesmo a si próprio: sentir saudade de quem se era. Saudade é reconhecer que o tempo é incontrolável e que deixa marcas inesquecíveis”, enfatiza o professor, ressaltando as vertentes boas e ruins desse sentimento:

“Saudade pode ser boa e ruim ao mesmo tempo. Boa porque senti-la mostra que estamos atentos ao que vivemos, e que de fato compreendemos o que vivemos. A compreensão de um momento só surge depois que ele já se foi. Ruim porque podemos constatar que aquele tempo não volta mais, porque o tempo está em constante transformação”.

Existem diferenças entre saudade, saudosismo e nostalgia?

Muitas vezes, para encontrarmos sinônimos ou tentar buscar exprimir de alguma forma o sentimento de saudade, utilizamos palavras próximas, como “nostalgia” e “saudosismo”. Entretanto, apesar delas serem parecidas e partirem de uma mesma “premissa”, ou seja, lembranças do passado, elas possuem características distintas. O professor Jupy Junior explica:

“Saudade é vontade de estar novamente onde se esteve. Saudosismo é um lamento pelas perdas que a passagem do tempo provoca. Nostalgia é um reconhecimento que o tempo trouxe coisas boas”, finaliza.

Saudade poética: Um caminho lúdico para transformar esse sentimento

“Saudade é amar um passado que ainda não passou. É recusar o presente que nos magoa. É não ver o futuro que nos convida…”, as palavras do grande poeta chileno Pablo Neruda para cingir a essência da saudade, através da reflexão e do tratamento lúdico dos sentimentos, também é uma forma de considerar a importância das boas e mais significativas lembrança na história de vida de qualquer pessoa. Por isso, através dos pensamentos filosóficos e poéticos, é possível transformar e entender a saudade como uma razão de autoconhecimento. A poeta Lilian Vereza, nos traz a sua definição do que é saudade para a poesia:

“Saudade é o sorriso que a alma dá por dentro. Quando a memória faz cosquinha no sentimento e traz à tona algo que respira no peito, fazendo leito para as presenças transparentes. Saudade é o que não se vê, é o que não se alcança, é o cheiro que existe na lembrança. Saudade é o sentimento que dá a mão com o ontem e o amanhã e nos deixa à margem de uma sensação de eterna infância. É o dia depois das ausências; a véspera de acertos de contas com as faltas acumuladas… Há quem afirme que saudade é um verso. Eu, conjugo saudade, ainda que lhe falte a rima, como um gole de sentimento.”