O que é sagu? Conheça a fécula muito usada no preparo de sobremesas gaúchas

A receita de sagu de vinho com creme de pêssego funciona como sobremesa nutritiva - é fonte de carboidratos, cálcio, ferro e antioxidantes
A receita de sagu de vinho com creme de pêssego funciona como sobremesa nutritiva - é fonte de carboidratos, cálcio, ferro e antioxidantes

Se você gosta de experimentar comidas típicas de diferentes regiões do Brasil, é bem provável que já conheça o sagu - uma sobremesa feita com vinho tinto originária da serra gaúcha, no Rio Grande do Sul. O que muita gente não sabe, no entanto, é que o sagu na verdade é uma fécula (ou amido) altamente benéfica para o organismo. Quer saber mais sobre esse alimento? Nós preparamos uma matéria falando mais sobre o sagu, seus benefícios e possíveis usos na cozinha. Confira!

Afinal, o que é sagu?

Feito a partir de uma farinha fina de mandioca, o sagu é uma fécula que se assemelha à tapioca (só que vem em forma de grãos). Além de ser nutritivo e render ótimas receitas, o sagu é livre de glúten, sendo muito indicado para a dieta de celíacos. Você pode usá-lo para preparar sobremesas ou lanches, apostando em um mix com diferentes ingredientes. Que tal?

Sagu é composto por carboidratos, funcionando como importante fonte de energia

Por ter um alto teor de carboidratos, o sagu funciona como excelente fonte de energia para o corpo. Por isso, caso você tenha o hábito de praticar exercício físico, uma boa dica é preparar receitas pré-treino com sagu - você pode comê-lo com um pouco de mel, manga e coco, por exemplo, e fazer diferentes combinações com frutas. Fica saboroso e é bem nutritivo!

Sagu é fonte de cálcio e ferro, minerais importantes para a saúde dos ossos e do sistema circulatório

Além de ser rico em carboidratos, o sagu é fonte de outros nutrientes importantes, como os minerais ferro e cálcio - responsáveis, respectivamente, pelo transporte de oxigênio entre as células (essencial para a circulação sanguínea) e para a saúde dos ossos. O ferro, em especial, também é importante para prevenir a anemia e, por isso, deve ser consumido no dia a dia.

Receitas com sagu para preparar no dia a dia

Além de preparar o sagu de vinho - que é uma das sobremesas gaúchas mais famosas -, você também pode fazer sagu de leite (com coco e canela), receitas com frutas e legumes também ficam deliciosas e nutritivas. O sagu com creme de pêssego, por exemplo, é uma ótima opção para o lanche da tarde e também funciona como sobremesa. Vale a pena experimentar!

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