Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é rutina? Saiba para que serve a vitamina P
Guia Culinário 09/06/2021

O que é rutina? Saiba para que serve a vitamina P

Você pode não saber, mas a vitamina P provavelmente já faz parte da sua alimentação! Apesar de não ser tão famosa quanto as outras vitaminas, a rutina é considerada uma substância muito importante para o bom funcionamento do organismo e é crucial incluí-la na dieta. Se você quer saber para que serve a vitamina P, nós preparamos uma matéria completa com os benefícios deste suplemento e o porquê da importância de seu consumo. Dá uma olhada!

Vitamina P é encontrada principalmente em frutas cítricas, verduras e legumes

Se você come bastante maçã, laranja e limão, seu corpo já está recebendo a vitamina P de boas fontes! A rutina é um conjunto de flavonoides que atuam diretamente nas células de organismos vivos. Ela pode ser encontrada em alimentos in natura, pois é a substância responsável pela sua pigmentação.

Sendo assim, a presença de vitamina P é fortíssima em frutos de cor vermelha, azul e roxa, como ameixa, berinjela e morango. Outros exemplos de alimentos que contêm rutina e você deve continuar consumindo são a cebola, o gengibre, o cacau e o mel. Chás e folhas também são ótimos fornecedores dos flavonoides para o corpo!

Para que serve a rutina?

Não são poucos os benefícios oferecidos pela rutina. No caso das plantas, a substância oferece vitalidade e ajuda a proteger as folhas da radiação UV. Já no organismo humano, os resultados da ingestão da vitamina P são ainda mais positivos!

Os flavonoides atuam no fortalecimento das células devido à ação antioxidante e ajudam a combater infecções por sua propriedade anti-inflamatória. O sistema imunológico também é afetado pela presença da rutina: ele fica mais resistente e promove saúde para todo o corpo. Isto se dá, principalmente, pelo trabalho em conjunto com a vitamina C proveniente das frutas cítricas.

Flavonoides protegem a estrutura dos vasos sanguíneos e estimulam a circulação do sangue

A vitamina P está associada à melhora da circulação sanguínea daqueles que consomem a substância regularmente. Por auxiliar no fortalecimento e na elasticidade dos vasos sanguíneos, a rutina é considerada uma substância crucial para a saúde do coração, pois previne coágulos, reduz os níveis de colesterol ruim no sangue e regula a pressão arterial. Também ajuda a prevenir casos de doenças cardíacas e quadros de AVC.

A ingestão constante de flavonoides estimula o bom funcionamento do cérebro devido à melhora significativa do fluxo sanguíneo para o órgão. Consequentemente, os indivíduos que consomem vitamina P com frequência têm reflexos mais rápidos, melhoram os níveis de atenção e foco e demonstram redução das falhas de memória.

Chás preto e verde possuem boas taxas de rutina

Optar por chá preto ou verde na rotina alimentar pode fazer uma grande diferença na sua vida! Além de contarem com a presença da rutina, as bebidas também têm boas quantidades de catequina, um derivado dos flavonoides que combate células cancerígenas e intensifica a redução do colesterol no sangue. Apenas uma xícara diária do chá pode gerar efeitos extremamente positivos para o corpo em questão de meses.

A vitamina P também pode ser ingerida em forma de medicamento. O fármaco é vendido em diversas lojas, porém, o mais indicado é consumi-lo diretamente através da alimentação.