O que é quinoa e como hidratá-la para o seu preparo




 
  






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Você sabia que a quinoa é considerada o vegetal mais completo para a alimentação? Ou que o cereal já era cultivado há mais de 5 mil anos nas Cordilheiras dos Andes? Pois é. A quinoa é tudo isso e muito mais. Muito procurada por pessoas que seguem dietas vegetarianas -por conta do alto teor de proteínas - ou por quem tem alergia à glúten, a quinoa merece um espaço no prato de todo mundo. Seu sabor neutro faz com que seja fácil criar diferentes receitas com quinoa. Já seus nutrientes fazem com que esses pratos sejam super saudáveis, trazendo muitos benefícios ao nosso organismo.

O que é quinoa?

A quinoa - ou quinua - é um pseudocereal nativo da região andina de países como Bolívia, Equador, Colômbia e Peru, e na antiguidade era considerada alimento sagrado pelos incas, que a chamavam de "grão de ouro". Há alguns anos, o grão foi se tornando cada vez mais popular, principalmente por causa dos seus nutrientes.

Ao consumir 100 gramas do alimento, você estará ingerindo cerca de 15 gramas de proteínas, além de aminoácidos, vitaminas, fósforo, ferro, zinco, fibras, cálcio e fitoestrógenos, que cumprem a função de hormônios no organismo. Isso significa que comer quinoa regularmente pode ajudar a manter ossos e músculos fortes e a anemia, TPM e doenças cardiovasculares bem longe.

Como hidratar quinoa? Passo é necessário para evitar sabor amargo

Se você optar por consumir a quinoa em grãos, precisará planejar dois passos antes do cozimento: a lavagem e o molho. Não tem segredo quando o assunto é como hidratar quinoa. Primeiro, lave os grãos em água corrente, utilizando uma peneira de malha fina. Nessa etapa, você pode ajudar com as mãos esfregando a quinoa gentilmente. Esse processo deve durar até que a água saia translúcida e serve para que a saponina - uma substância que confere gosto amargo na quinoa - seja eliminada.

Hidratar quinoa preserva seu valor nutricional

Em seguida, deve-se deixar a quinoa em remolho para que os fitatos também sejam retirados dos grãos. Essa substância pode atrapalhar o organismo a absorver todas as vitaminas e minerais que compõem a quinoa. O período pode variar de 30 minutos a 8 horas, dependendo da quantidade e do nível de suavidade que se deseja atingir no sabor da quinoa. A água utilizada para o remolho deve ser dispensada.

Aí, basta cozinhar a quinoa com o dobro da quantidade de água por cerca de 15 minutos, até que o grão fique quase transparente. Nesse momento pode ser que resquícios da saponina façam com que surja uma espuma acima dos grãos. Basta retirá-la com uma escumadeira para que a quinoa não fique amarga. Escorra a água, retorne a quinoa para a panela do seu cozimento e deixe que ela descanse até secar. Pronto! Já pode aproveitar esse superalimento!

Como consumir quinoa

A versatilidade da quinoa é um ponto positivo para o preparo das refeições no dia a dia. O grão pode substituir outros alimentos, como o arroz de todo dia, por exemplo, ou fazer parte de saladas, sopas ou refogados. Já a versão da quinoa em flocos vai bem como ingrediente de sucos e vitaminas, como complemento para frutas ou em receitas de bolo e tortas, no lugar da farinha de trigo.

Existe ainda a farinha de quinoa, que pode ser utilizada para preparar massas, pães, tortas e biscoitos ou misturada a qualquer refeição ou bebida, para deixá-la mais rica em nutrientes. Prática, a Farinha de Quinua Integral Taeq já vem pronta para consumo. Experimente!

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