Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é polidextrose e onde encontrá-la na nossa alimentação
Guia Culinário 28/05/2020

O que é polidextrose e onde encontrá-la na nossa alimentação

Se você tem o hábito de ler o que está escrito nas embalagens dos alimentos, é possível que já tenha se deparado com um ingrediente alimentar chamado polidextrose. Ele é caracterizado como um tipo de prebiótico não digerível, extraído de carboidratos como a galactose, xilose e frutose – o açúcar das frutas. Mas para entender exatamente o que á polidextrose e onde podemos encontrá-la na nossa alimentação, nós conversamos com a nutricionista Adriana Ávila. Dá uma olhada na matéria!

Afinal, o que é polidextrose e de que forma a substância atua no organismo?

Segundo Adriana, “a polidextrose é um tipo de carboidrato conhecido como polissacarídeo. Ele é um ingrediente alimentar muito usado na indústria de alimentos e de bebidas, principalmente as de baixa caloria. Serve para adoçar, fornecer fibra, agir como um estabilizador e espessante, além de manter o nível ideal de hidratação dos alimentos”.

A nutricionista também explicou de que forma a polidextrose atua no nosso organismo, esclarecendo suas características nutritivas e os seus benefícios para a saúde.

“Por fornecer fibras solúveis em água, a substância contribui para a redução da glicose e da insulina no organismo, sendo útil no tratamento da diabetes ou da intolerância à glicose. Além disso, ajuda no controle do colesterol. A fibra também ajuda o intestino a funcionar normalmente, evitando problemas como prisão de ventre, obstipação intestinal, hemorroidas e fissuras anais. Além de reduzir o risco de câncer de cólon, doenças inflamatórias no intestino e infecções gastrointestinais”, explica.

O ingrediente alimentar também contribui para um equilíbrio da flora intestinal, devido à sua ação prebiótica. “A polidextrose é um prebiótico que ajuda a deixar a microbiota intestinal saudável e equilibrada, o que melhora a tolerância à glicose e aumenta a absorção de minerais, principalmente cálcio, magnésio e ferro“, complementa Adriana.

Para quem não sabe, os prebióticos não digeríveis estimulam o crescimento e a atividade de “bactérias boas” que vivem no nosso intestino, também conhecidas como lactobacilos vivos.

Quais são os alimentos ricos em polidextrose?

Para consumir a polidextrose você pode buscar por alimentos derivados do trigo, como biscoitos integrais, pães e farinhas, assim como centeio, aveia, mel e açúcar mascavo, que são outras fontes do ingrediente alimentar.

Mas, de acordo com a nutricionista, a substância também pode ser encontrada sob a forma de pó. “Ela é vendida em pó, em forma de fibra solúvel ou em mix de fibras, para ser adicionada em sucos, vitaminas de frutas, leite, iogurte, sopas, massas de pães, bolos e biscoitos”, afirma.

*Adriana Lúcia van-Erven Ávila (CRN 3- 2816/SP) é formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo