Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é painço? 4 motivos para passar a consumi-lo
Guia Culinário 28/04/2020

O que é painço? 4 motivos para passar a consumi-lo

Quando se trata de manter uma dieta variada, nada melhor que experimentar alimentos novos (e pouco comuns), não é mesmo? O painço, para quem não conhece, é um tipo de cereal nutritivo que acaba sendo subestimado na dieta de humanos – pois, geralmente, funciona como alimento para pássaros. Para que você se anime a consumir esse alimento, nós fizemos uma matéria com 4 motivos para incluir o painço na alimentação do dia a dia. Confira!

Afinal, o que é painço?

Para quem não conhece, o painço é um tipo de grão altamente nutritivo pertencente ao grupo dos cereais. Também conhecido como milho-miúdo ou milhete, esse alimento é bem parecido com o milho comum e pode ser usado de diversas formas na cozinha (no preparo de saladas ou risotos, por exemplo). Por ter alto teor de antioxidantes, esse alimento é conhecido por “prevenir” o câncer, pois combate o envelhecimento e a degeneração das células.

1. Painço funciona como fonte de proteínas, sendo muito indicado para vegetarianos

Para quem segue uma dieta vegana ou vegetariana, o painço pode funcionar com grande aliado, sabia? Isso porque ele tem alto teor de proteínas (o que ajuda a suprir a ausência da carne) e, além disso, não contém glúten em sua composição – ou seja, também pode ser consumido por pessoas celíacas. Uma boa dica é preparar uma salada multigrão com folhas verdes, painço e outros cereais (como arroz ou quinoa, por exemplo) para consumir no dia a dia. É uma opção saborosa, nutritiva e bem simples de fazer!

2. É fonte de fibras e ajuda a prevenir a diabetes

Por ser um alimento rico em fibras solúveis e insolúveis, o painço ajuda muito a regular o processo de digestão, a controlar os níveis de colesterol (aumenta o HDL e diminui o LDL) e garante mais saciedade. Vale destacar que alimentos ricos em fibras também são ótimos para quem tem diabetes, pois ajudam na absorção da glicose e, consequentemente, no controle da doença.

3. Cereal faz bem para o humor, pois é fonte de triptofano (precursor da serotonina)

Você sabia que o painço também faz parte da lista de alimentos que ajudam no humor? Isso porque ele é fonte de triptofano, aminoácido precursor da serotonina (hormônio “da felicidade”). Quando consumido a longo prazo, o painço ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade, melhora o sono e garante mais bem-estar. Nada melhor que consumir alimentos que fazem bem para o corpo e a mente, não é mesmo?

4. Tem alto teor de magnésio e antioxidantes, substâncias que amenizam os sintomas da TPM

Outro ponto interessante é que o painço ajuda muito a reduzir os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), pois é fonte de antioxidantes, magnésio, fibras e triptofano. Esse cereal é muito indicado para a alimentação de mulheres – principalmente as que sofrem com as variações de humor causadas pelo desequilíbrio hormonal. O magnésio, em especial, ajuda na produção de energia, no controle da glicemia e ameniza sintomas como cólicas e inchaço. Por conter um alto teor do mineral e de antioxidantes (substâncias que combatem a ação dos radicais livres), o painço é um alimento muito indicado para o período menstrual.