Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é kombucha e como fazer essa bebida fermentada no chá verde, mate ou preto
Guia Culinário 24/04/2018

O que é kombucha e como fazer essa bebida fermentada no chá verde, mate ou preto

As bebidas fermentadas vêm ganhando cada vez mais espaço nas cozinhas. O kefir, por exemplo, se popularizou, e hoje é muito apreciado por pessoas que buscam uma alimentação mais saudável. Mas o que falar do kombucha? Conhecida pelas suas propriedades medicinais, a bebida é consumida na China há milênios, e é ótima para regenerar a flora intestinal. E olha que esses não são seus únicos benefícios.

Kombucha: os benefícios dessa bebida probiótica

Antes de mais nada é preciso lembrar que por se tratar de uma bebida probiótica nela se encontram os lactobacilos vivos, micro-organismos essenciais para o bom funcionamento do intestino. Eles atuam diretamente na flora intestinal, ajudando a evitar problemas como a diarreia e a prisão de ventre. A grande questão é que probióticos em geral são encontrados no leite, o que não é o caso do kombucha, e por isso ele também é indicado a pessoas que possuem intolerância à lactose.

Outra grande vantagem dessa bebida é que ela é desintoxicante, podendo fazer parte do cardápio de quem aderiu à dieta detox. Além disso, é rica em vitaminas C, K e do complexo B. Isso significa que é antioxidante, combatendo os radicais livres e deixando o sistema imunológico mais forte e menos suscetível a doenças. Seus micro-organismos também ajudam a acabar com a bactéria bactéria H. pylori, que é uma das grandes causadoras da gastrite. Portanto, seu consumo também alivia dores abdominais.

Como preparar o kombucha

O kombucha costuma ser comparado com o kefir porque ambos se tratam de bebidas probióticas fermentadas que podem ser produzidas em casa. Ainda assim, o seu preparo não é igual. Em primeiro lugar porque a colônia é diferente, sendo conhecida como scoby. Além disso, enquanto o kefir é fermentado no leite ou na água, com o kombucha esse processo é feito no chá, que pode ser verde, preto ou mate. Essas três opções possuem uma boa quantidade de cafeína (embora não tanto quanto a presente no café), e por isso são tão indicadas. Lembrando que dependendo do chá que você escolher a bebida pode ficar mais clara ou mais escura.

Para preparar o kombucha é necessário ter uma colônia e 100 ml do líquido que vem com ela. Além disso, é preciso fazer 1 litro de chá, que deve ser adoçado ao gosto pessoal de quem irá usufruir da bebida fermentada. O açúcar utilizado pode ser tanto refinado quanto cristal ou demerara. Para começar, misture os três ingredientes em um pote e tampe-o com um pano preso por um elástico. A bebida pode levar até 15 dias para ficar pronta, mas você pode verificar a mudança de sabor a cada dois dias.

Após o fim da primeira fermentação é preciso retirar a maior parte do líquido do pote e depois repetir o processo com o que sobrou. Essa grande quantidade de líquido é a que deve ser consumida por você. Uma dica é misturá-la com frutas e temperos para que ela fique com ainda mais sabor. Já na segunda fermentação o tempo de espera até a bebida ficar pronta pode ser menor. Inclusive, muitas pessoas preferem consumi-la logo, já que ela é frisada, o que significa que se assemelha a um refrigerante saudável.

Onde encontrar o kombucha

Como o kombucha não está a venda é preciso encontrar alguém que esteja disposto a doar o seu. Mas não se preocupe, pois há diversos grupos no Facebook que reúnem pessoas dispostas a dar parte de sua colônia a desconhecidos. Procure um deles em sua cidade, solicite a doação e comece a preparar a sua bebida fermentada.